Numa época em que a Mandriva estava com rumo indefinido vários desenvolvedores e ex-funcionários decidiram fazer um fork do sistema dela: nasceu a distro Mageia. Mesmo com a recuperação da Mandriva e continuação da distro original, quem já tinha se envolvido no fork decidiu continuar. Saiu agora o primeiro alpha da Mageia.
O alpha 1 (codename Cantine) pode ser baixado em:
Há versões de 32 e 64-bit em DVD. Por enquanto não tem liveCD, mas deverá aparecer em breve.
É uma compilação de testes, voltada aos fãs do projeto que querem colaborar de alguma forma, reportando bugs, enviando correções, ou apenas por curiosidade mesmo. A parte gráfica e os pacotes finais estão longe de serem definidos, esse alpha pode parecer bastante “cru”. Não deve ser usado em produção nem como base para um review de “como será a Mageia”. Mais detalhes estão no anúncio.
A versão final deve ser lançada em junho. Até lá deveremos ter mais um alpha, dois betas e um RC.
Geralmente parte da comunidade não recebe bem a notícia de “mais uma distro para desktops”. Existem tantas, e ainda assim a participação do Linux nos desktops dos usuários comuns é muito pequena… A fragmentação ajuda a complicar isso. Por outro lado, é software livre: tem-se o valor da liberdade de poder desenvolver o que quiser, agradando ou não a terceiros. O que importa é que funcionará e atenderá determinado público.
A principal motivação da Mageia foi ser uma distro com o estilo da Mandriva mas independente de empresa, independente de um controle com grande interesse em dinheiro. A situação da empresa preocupou os usuários da distro, que nada tinham a ver com os problemas internos. As decepções podem ser vistas no anúncio do fork. A Mageia tem um espírito mais comunitário, onde esses problemas – em teoria – não tem tantas chances de ocorrer. Vai depender da dedicação dos mantenedores e desenvolvedores. A Mandriva continua existindo e terá um fork concorrendo, vamos ver como será a recepção da Mageia ao longo do tempo. Ah, inclusive hoje foi lançado o alpha 1 do Mandriva 2011 também.