Há muito tempo circulam na internet rumores sobre as intenções da Apple de utilizar nos Macs seus próprios processadores. Na conferência WWDC 2020, realizada essa semana, isso foi confirmado. Até o final de 2020, a gigante de Cupertino espera lançar seu primeiro Mac com um processador proprietário, uma plataforma com o nome Apple Silicon. No entanto, por pelo menos mais dois anos, esses dispositivos coexistirão em conjunto com Macs Intel.
Essa nova arquitetura permitirá que a Apple deixe de depender da Intel e de seu calendário de lançamento, ao mesmo tempo em que traz novos recursos, e melhorias no desempenho em inteligência artificial e possivelmente maior autonomia para os notebooks.
O sistema Apple Silicon é baseado na arquitetura ARM, com várias melhorias e otimizações para computadores Apple. Não é segredo que a corporação usa seus próprios processadores em dispositivos móveis. Assim como na transição do PowerPC para o x86, a Apple está trabalhando para garantir que os desenvolvedores possam adaptar facilmente o software à nova plataforma.
O primeiro computador Apple Mac com um processador ARM será o kit de desenvolvimento para o Mac Mini, chamado Developer Transition Kit. Ele é baseado no sistema A12Z Bionic de 7 nm, conhecido pelos atuais modelos de tablets iPad Pro, equipados com 16 GB de RAM e uma unidade de estado sólido de 512 GB. De acordo com o analista Ming-Chi Kuo, que tem fontes bem seguras em relação à Apple, toda a gama de Macs poderá ser renovada até 2022.