Macs passarão a utilizar processadores produzidos pela Apple

Há muito tempo circulam na internet rumores sobre as intenções da Apple de utilizar nos Macs seus próprios processadores. Na conferência WWDC 2020, realizada essa semana, isso foi confirmado. Até o final de 2020, a gigante de Cupertino espera lançar seu primeiro Mac com um processador proprietário, uma plataforma com o nome Apple Silicon. No entanto, por pelo menos mais dois anos, esses dispositivos coexistirão em conjunto com Macs Intel.

Essa nova arquitetura permitirá que a Apple deixe de depender da Intel e de seu calendário de lançamento, ao mesmo tempo em que traz novos recursos, e melhorias no desempenho em inteligência artificial e possivelmente maior autonomia para os notebooks.

O sistema Apple Silicon é baseado na arquitetura ARM, com várias melhorias e otimizações para computadores Apple. Não é segredo que a corporação usa seus próprios processadores em dispositivos móveis. Assim como na transição do PowerPC para o x86, a Apple está trabalhando para garantir que os desenvolvedores possam adaptar facilmente o software à nova plataforma.

127150 apple silicon 2s

O primeiro computador Apple Mac com um processador ARM será o kit de desenvolvimento para o Mac Mini, chamado Developer Transition Kit. Ele é baseado no sistema A12Z Bionic de 7 nm, conhecido pelos atuais modelos de tablets iPad Pro, equipados com 16 GB de RAM e uma unidade de estado sólido de 512 GB.  De acordo com o analista Ming-Chi Kuo, que tem fontes bem seguras em relação à Apple, toda a gama de Macs poderá ser renovada até 2022.

Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br. Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!