O LinkedIn anunciou, na última quarta-feira (30/03), que está testando um novo recurso inspirado em rede sociais de áudio que pode incomodar o Clubhouse. A intenção dessa nova ferramenta é basicamente a mesma do Clubhouse, mas com a base de usuários do LinkedIn, a novidade irá conectar criadores de conteúdos e influenciadores com a sua comunidade.
Facebook, Twitter, Telegram e Apple são algumas das empresas que confirmaram que irão iniciar o desenvolvimento ferramentas com funcionalidades semelhantes ao Clubhouse para concorrer como o aplicativo, inclusive, o Twitter já inaugurou o recurso “Espaços”, que funciona de maneira igual ao Clubhouse.
No entanto, diferentemente das empresas mencionadas acima, o LinkedIn acredita que seu novo recurso de rede social de áudio pode se diferenciar, pois irá lidar com a identidade profissional do usuário devido ao caráter da plataforma, que não é uma rede focada no entretenimento.
O LinkedIn afirmou que a decisão de desenvolver uma ferramenta para interação via áudio surgiu devido aos pedidos dos usuários por mais formas de comunicação na plataforma.
Isso será mais um recurso implementado pelo LinkedIn para dar mais ênfase aos criadores de conteúdo da plataforma, que já possuem ferramentas para transmitir lives, fazer stories e criar newsletters.
Além disso, também na quarta-feira, o LinkedIn anunciou um novo modo de Criador de Conteúdo, permitindo que o usuário altere seu perfil para esse modo e possa fazer stories e lives.
O LinkedIn surgiu em 2003 como um serviço de interação profissional e de vagas de emprego, mas, ao longo dos anos, passou a assumir um formato de rede social, com mais de 700 milhões de usuários ativos. Em 2016, a Microsoft comprou a plataforma por US$ 26 bilhões.