Anunciada em janeiro, durante a CES 2019, a 88Z9, primeira TV OLED 8K ( 7680×4320 pixels) está chegando ao mercado. A LG confirmou que este modelo que conta com painel de 88 polegadas chega a esta semana na Coreia do Sul. Na América do Norte a na Europa o televisor será lançado no terceiro trimestre.
A 88Z9 é a maior TV OLED do catálogo da LG. O painel é composto por mais de 33 milhões de pixels – 4x mais pixels que a resolução 4K. De acordo com a LG, fornece “qualidade incomparável” e demonstra a superioridade da tecnologia OLED em relação aos monitores LED convencionais”. As vantagens do painel OLED incluem as cores mais realistas, ângulos de visão amplos e o contraste infinito.
Por enquanto não há praticamente nenhum conteúdo em 8K para que seja desfrutado em uma TV como esta da LG, ou até com os modelos da Samsung, que já estão disponíveis no Brasil. O principal anúncio de conteúdo em 8K, até o momento, veio da emissora NHK, que em dezembro do ano passado iniciou transmissões nessa resolução absurda.
Mesmo com essa situação de escassez, a LG reforça que a 88Z9 oferece a segunda geração do seu processador de imagem Alpha 9, que melhora a qualidade de imagem e som, utilizando tecnologias de aprendizagem profunda e acesso a um extenso banco de dados de informações visuais. Em particular, isso se aplica à redução de ruído e ao dimensionamento de imagens com resolução inferior a 8K.
Na parte sonora a 88Z9 também chama atenção. A TV utiliza a tecnologia Crystal Sound OLED, em que o próprio painel atua como emissor do som. Esse recurso é similar ao Acoustic Surface, adotado pela Sony.Uma série de atuadores, colocados atrás do painel, produz sons, através das vibrações. O suporte ao Google Assistente e Amazon Alexa também estão garantidos na LG 88Z9.
Preço e disponibilidade
Agora vamos para o preço astronômico desta TV OLED 8K. A LG confirmou que na Coreia do Sul a 88Z9 custará 50 milhões de won, o equivalente a US$ 42 mil ou R$ 163 mil.