Na semana passada o jornal sul-coreano TheElec a LG estaria mudando radicalmente sua divisão de smartphones, abandonando o desenvolvimento de todos os projetos, exceto o LG Rollable, aparelho com tela extensível, anunciado durante a CES 2021.
A informação foi desmentida pela companhia. Ken Hong , chefe de comunicação do setor de Consumer Tech da divisão global da LG, alegou que não tinha fundamento o que a matéria trouxe, no entanto, não é bem assim.
A LG está realmente considerando abandonar o mercado de celulares em 2021. Apenas cinco dias após o porta-voz da companhia desmentir a informação que essa possibilidade já estava sendo traçada, o CEO da gigante sul-coreana, Kwon Bong-seok, teria enviado um mensagem bem clara aos seus colaboradores sobre a perspectiva da divisão mobile. A informação é de outro grande jornal da Coreia do Sul, Korea Herald.
“Visto que a competição no mercado global de dispositivos móveis está ficando mais acirrada, é hora de a LG fazer um julgamento frio e tomar a melhor decisão”, disse um funcionário da LG ao The Korea Herald, veículo de notícias sul-coreano.
“A empresa está considerando todas as medidas possíveis, incluindo redução, venda e retirada do segmento de smartphones”, completa a fonte ouvida pelo jornal. Em declaração ao The Verge, a LG confirmou essa perspectiva traçada pelo jornal: “a administração da LG Electronics está comprometida em assumir qualquer decisão que seja necessária para solucionar os desafios relacionados à venda de smartphones em 2021
A LG está realmente considerando todas as possibilidades, incluindo a retirada completa deste setor. A LG está presente no mercado de celulares antes mesmo do boom causado pelo iPhone a partir do seu lançamento. O primeiro aparelho da marca foi o LG Prada, lançado em 2006. Esse modelo ficou notabilizado por ser o primeiro celular com toushcreen capacitivo.
Alguns anos depois, em 2009, foi a vez da empresa entrar no segmento dos celulares que rodam sistema Android. O modelo que deu esse pontapé foi o LG GW620.
Nos últimos anos a LG trilhou um caminho de tentar emplacar um novo smarphone com formulas fora dos padrões, como, o fracassado LG G6, e seu conceito modular, ou até mesmo o mais recente e promissor, LG Wing, lançado no ano passado, mas que acabou não dando certo.
No fim do ano passado um boato começou a circular de que menos de 50 mil unidades do LG Wing foram vendidos em dois meses. A LG pretendia vender vender 2 milhões de unidades do aparelho mesmo período.
A divisão de smartphones da LG está “sangrando” faz tempo. Nos últimos 5 anos a empresa perdeu US$ 4,5 bilhões no segmento. A representatividade de mercado da LG no mundo dos smartphones causa cada vez menos impacto.
No terceiro trimestre de 2020, a LG vendeu 6,5 milhões de smartphones; no mesmo período do ano anterior foram 7,2 milhões. A participação global da marca é de apenas 2% , segundo a Counterpoint. No Brasil, a participação da LG é um pouco maior. Segundo dados da StatCounter, a quota de mercado da LG no Brasil está na casa dos 6%.