A LG anunciou uma novidade interessante que irá agradar os gamers de plantão, suporte a tecnologia NVIDIA G-Sync em algumas de suas TVs com tecnologia OLED. Os modelos compatíveis são as da linha E9 e C9. Esses televisores estão disponíveis nas versões com uma tela na diagonal de 55 a 77 polegadas. A companhia também promete, via atualização de firmware, levar o suporte a essa tecnologia em modelos OLED mais antigos.
O G-Sync, ao lado do FreeSync, da AMD, são as duas principais tecnologias de sincronia adaptativa do mercado. Ambas trabalham para eliminar diversos problemas corriqueiros na vida dos gamers, como o screen tearing, o rasgo da tela quando uma imagem é movimentada bruscamente, devido a dessincronização entre a geração de quadros e a taxa de atualização do monitor. É uma evolução clara do V-SYNC, amplamente conhecido e utilizado.
“Não é segredo que as TVs OLED da LG são cobiçadas por jogadores ao redor do mundo e estamos comprometidos a otimizar a experiência de jogo em OLED para eles”, afirmou Sam Kim, vice-presidente sênior da divisão de planejamento de produtos de TV do setorde Entretenimento Doméstico da empresa.
Essas TVs da LG contam com resolução 4K Ultra HD, taxa de atualização de 120 Hz, tempo de resposta ultra baixo de 0,1 ms, e alta qualidade na renderização de cores, além é claro, do destaque para o contraste, o “preto puro”, já que estamos lidando com um painel OLED. A introdução da tecnologia Nvidia G-Sync torna esses modelos opções bem interessantes para o público gamer. O fabricante declara input lag de 6 ms para o conteúdo na resolução de 1440p a 120 Hz e cerca de 13 ms para o conteúdo 4K em 60 Hz.
Com a adoção do NVIDIA G-Sync, estamos mostrando que as TVs OLED possuem o suporte e o apoio de uma das maiores marcas de hardware do mundo para fazer seus produtos mostrarem seu melhor”, complementou o executivo. Até o momento, a fabricante não divulgou quando o sistema chega a seus produtos, se limitando a afirmar que isso vai acontecer em “mercados selecionados” durante as próximas semanas.
Além disso, as TVs LG OLED suportam HDR10 e Dolby Vision, a especificação HDMI 2.1 completa (incluindo modo de baixa latência – ALLM, canal de retorno de áudio aprimorado – eARC e taxa de atualização variável – VRR), além de som surround 5.1 nos formatos Dolby Atmos e Dolby TrueHD.