Com a valorização estrondosa do Ethereum, e a possibilidade de minerar essa criptomoeda com PCs convencionais, diferentemente do Bitcoin que já demanda hardware específico, muitos casos curiososo em relação a mineração vem surgindo na internet. Vimos recentemente uma fazenda de mineração na China que está utilizando diversos notebooks com chip gráfico dedicado para minerar, e agora temos a história de um lan house que deixou de lado seu modelo de negócios para utilizar todo o parque de máquinas para mineração. A decisão tem um motivo bem claro: os ganhos com a mineração são mais altos.
Esta lan house é a Star Computers, localizado no Vietnã. Devido as restrições em relação ao convívio social, medidas para tentar achatar a curva e frear o contágio pelo novo coronavírus, a empresa se viu num dilema, já que não era possível manter a atividade do negócio da maneira convencional. A solução que a Star Computers entendeu como viável foi colocar todos os seus computadores em prol da mineração de criptomoeda.
A empresa diz que os lucros, neste modelo de mineração, é maior do que quando a operação era somente de uma lan house. Como esta lan house pertence ao dono de uma loja que revende peças, a lan house tem acesso a placas topo de linha, como a RTX 3080. Modelo robusto e que se sai bem em termos de mineração.
Além dessa mudança singular, voltada a salvar o próprio negócio, os responsáveis pela Star Computers também estão incentivando a proliferação dessa nova realidade. A empresa se coloca à disposição para auxiliar outros donos de negócios locais a realizar a configuração para iniciar a mineração.