Segundo estimativas do AppFigures, a estratétia de portar títulos de peso como Resident Evil 4, Death Stranding e Assassin’s Creed Mirage para rodar no iOS, sistema utilizado nos dispotivos móveis da Apple, foram um fracasso de vendas.
Jogos como Assassin’s Creed Mirage, disponível para o iPhone e iPad desde o dia 06 de junho, ficaram abaixo do esperado, sob o ponto de vista financeiro. O título da Ubisoft até conseguiu atingir um bom número de downloads, mais de 123 mil usuários baixaram o game, mas menos de 3 mil deles compraram a versão completa, que custa US$ 49,99 no mercado americano.
Dentre os motivos que ajudam a explicar isso, o chefe de conteúdo do Appconcent, Andrei Zubok, menciona que, além de valores elevados, os ports pecam por oferecer experiências longas e pouco adaptadas a algo mais dinâmico, característica que o público que gasta com jogos mobile está mais acostumado.
“Jogadores que podem pagar por dispositivos móveis de ponta e US$ 50 por jogos provavelmente terão os recursos para aproveitar jogos no PC e no console também. Por outro lado, jogadores que não podem pagar por dispositivos de jogos ou celulares de alto desempenho são menos propensos a fazer uma compra única de US$ 50, acrescentou Zubok
Há também um impedidito técnico para desfrutar dos games. Somente aparelhos mais recents, como o iPhone 15 Pro, iPhone 15 Pro Max e os iPads a partir do M1 conseguem lidar com os títulos.
Uma enxurrada de reclamações
Ao observar os comentários na App Store. nas páginas dedicadas aos jogos, também fica nítido o descontentamento daqueles que testaram. Na App Store brasileira, Assassinys Creed Mirage, com base num conjunto de 72 avaliações, está com uma nota média de 3,5. Dentre as crtiticas, menções a bugs, elevação na temperatura do aparelho, e também o preço. “Valor salgado também 119,00 pelo game completo (isso porque está com 50% do valor cheio de 238,00). Se algum dia chegar em 50,00 eu revejo a compra”, diz um usuário.
Resident Evil 4 também está sendo criticado, a avalição média do game está em 3,4. Segundo o levantamento da AppFigures, considerando o mercado americano, Resident Evil conseguiu gerar mais dinheiro. Cerca de 7 mil pessoas já gastaram dinheiro com ele, considerando seus seis meses de disponibilidade.