A Intel anunciou nesta terça-feira (3) seus novos processadores da família Lunar Lake, também conhecidos como Core Ultra 200V. Estes componentes são destinados a notebooks leves e ultrafinos de mais de 20 fabricantes parceiros, competindo com AMD e Qualcomm, especialmente em inteligência artificial.
As novas CPUs se destacam por oferecer alto desempenho e eficiência com baixo consumo de energia. A Intel integrou várias tecnologias nas CPUs Lunar Lake para atender a uma ampla gama de usuários, desde gamers até criadores de conteúdo e profissionais de IA.
Um exemplo é a memória RAM integrada ao chip, que melhora as taxas de transferência e reduz o consumo energético em 40%. Além disso, melhorias no gerenciador de energia e sua integração com o Thread Director otimizam a distribuição de tarefas entre os núcleos do processador.
Novos chips trazem uma nova arquitetura para os núcleos
A nova arquitetura de núcleos dos processadores Intel Lunar Lake é uma mudança significativa. Ao contrário dos Meteor Lake, eles não possuem um terceiro tipo de núcleo de altíssima eficiência ou hyper threading.
Os núcleos de performance Lion Cove e de eficiência Skymont refletem diretamente a contagem de threads disponíveis. Apesar da redução de threads, há compensações como maior capacidade de IPC e cache L2 compartilhado expandido para 4MB nos núcleos Skymont, agora localizados numa área exclusiva chamada Low Power Island.
Essas alterações, juntamente com novas técnicas de gerenciamento de energia, permitem que os núcleos de eficiência dos Lunar Lake entreguem desempenho 7% superior aos Meteor Lake, consumindo muito menos energia.
Outro avanço é a nova estrutura de baixíssima latência, com tempos de comunicação entre os núcleos e DRAM significativamente reduzidos, proporcionando agilidade na distribuição de processos pelo Thread Director e acesso mais rápido à memória RAM. A Intel afirma que as CPUs Lunar Lake são 50% mais eficientes energeticamente que os Meteor Lake, destacando-se ainda mais com 32 GB de memória LPDDR5X-8533 embutida.
Autonomia, gráficos integrados e capacidade para IA
Com as otimizações para eficiência energética, os notebooks com processadores Intel Core Ultra 200V prometem maior autonomia de bateria. Segundo a Intel, esses aparelhos podem durar até 20,1 horas longe da tomada, um aumento de 9,2% comparado a dispositivos similares com SoC Qualcomm.
A Intel também focou em sua nova arquitetura gráfica Xe2, que equipará placas de vídeo dedicadas e gráficos integrados, prometendo desempenho até 50% melhor que a geração anterior. Em comparação direta com outras soluções gráficas do mercado, a Xe2 mostrou ser mais rápida, inclusive sem o uso do XeSS ativado, uma técnica de upscaling que pode aumentar ainda mais o desempenho.
As capacidades de inteligência artificial são um ponto forte dos processadores Lunar Lake. Com três engines dedicadas, eles alcançam 120 TOPS de desempenho em IA, superando a concorrência. As GPUs contribuem com 67 TOPS, importantes em jogos e criação de conteúdo, enquanto a NPU adiciona 48 TOPS para fluxos de trabalho criativos e a CPU lida com tarefas cotidianas simples.
Ao todo foram 9 processadores anunciados
A Intel apresentou nove processadores para a linha Lunar Lake, todos com 4 núcleos de performance e 4 de eficiência, variando em velocidade de clock, configurações de GPU e TDP.
O modelo topo de linha é o Core Ultra 9 288V, com recursos robustos e TDP máximo de 37W. Os notebooks equipados com os novos processadores serão lançados globalmente a partir de 24 de setembro, com pré-venda já disponível, e incluirão opções de marcas renomadas como Acer, ASUS, Dell, HP, Lenovo, MSI, LG e Samsung.
Abaixo você confere uma tabela com todos os modelos lançados e suas especificações técnicas.
Deixe seu comentário