A Intel revelou a especificação da interface Thunderbolt 4, que fará sua estreia com os processadores móveis Tiger Lake. O novo padrão, assim como o Thunderbolt 3, tem uma largura de banda de 40 Gbps, mas ao mesmo tempo tem uma série de inovações úteis. O Thunderbolt 4 foi projetado para ser a interface mais versátil para periféricos e outros dispositivos que requerem velocidade de troca de informações.
A interface Thunderbolt 4 continuará a usar o conector físico USB Type-C e será compatível com USB4,DisplayPort e todas as outras versões USB. Claro, a maioria dos dispositivos USB exigirá um conector USB Type-A.
O Thunderbolt 4 é gratuito para outros fabricantes que podem produzir seus próprios controladores e periféricos com seu suporte. No entanto, para serem certificados, os dispositivos devem atender a uma série de requisitos:
- Suporte a saída da imagem em dois monitores 4K ou um 8K;
- Velocidade PCI-E de 32 Gbps;
- Ter suporte para estações de acoplamento com quatro portas Thunderbolt 4;
- Use pelo menos uma porta para carregar (até 100 W no caso de notebooks);
- Desativar o modo de hibernação quando conectar o periférico ao Thunderbolt 4.
- Fornecer proteção contra ataques através de mecanismos de Proteção de acesso direto à memória do kernel (Kernel DMA).
É permitido usar cabos de até dois metros de comprimento, e no futuro a Intel oferecerá um cabo ótico de 5 a 50 metros. O fabricante de chips também anunciou os controladores Thunderbolt 4 da série 8000. Estes incluem os chips JHL8540 e JHL8340 endereçados aos fabricantes de computadores e notebooks e o chip JHL8440, projetado para periféricos e acessórios. Lembre-se que o controlador de processadores móveis Tiger Lake Thunderbolt 4 está integrado ao die.
Os primeiros dispositivos compatíveis com chips Tike Lake, que oferecem suporte ao Thunderbolt 4, chegam ao mercado ainda este ano.