Durante o evento Intel Innovation 2023, foi revelado que os processadores Xeon escaláveis de 5ª geração, codinome Emerald Rapids, serão lançados no dia 14 de dezembro. Essa nova família de chips são fabricados com a tecnologia Intel 7.
No entanto, as atenções foram direcionadas aos modelos Sierra Forest e Granite Rapids, que marcam a 6ª geração e chegarão ao mercado no primeiro semestre de 2024. Ambos adotarão um design multichip e há uma diferença singular entre os dois em relação aos núcleos x86.
Enquanto os Granite Rapids serão baseados em P-Cores, núcleos de alta performance, as CPUs Sierra Forest utilizam apenas os E-Cores, isto é, núcleos focados na eficiência energética, e que contam com desempenho bruto inferior ao P-Core, além de não oferecerem a tecnologia HyperThreading.
Com o Sierra Forest, a Intel fará um contraponto, em termos do número de núcleos, a opção da AMD EYPC, codinome Bergamo (baseado em Zen 4c), que oferta 128 cores e 256 threads. A nova solução da Intel terá 288 núcleos e 288 threads. Num arranjo com uso em um servidor com soquete duplo é possível alcançar 576 núcleos, ao utilizar duas unidades desse chip.
Para atingir os 288 núcleos, a Intel uniu dois microcircuitos Compute Tile, com 144 E-Cores cada. Os núcleos de eficiência utilizados são da segunda geração Cresmont E, que também estarão presentes nos processadores Meteor Lake, voltado ao consumidor final.
O Sierra Forest também conta com 108 MB de cache L3 compartilhado, controlador de memória DDR5 6400 de 6 canais e interface Foveros. Segundo a Intel, o Sierra Forest garantirá 2,4x mais desempenho por watt do que os Xeon de 4ª geração.
Tanto o Granite Rapids quanto o Sierra Forest foram produzidos sob o processo Intel-3, mais avançado que o Intel 4, promovendo um aumento de desempenho por watt não revelado no momento.
Com o Granite Rapids a contagem máxima de núcleos será de cerca de 128 cores. No entanto, serão 128 P-Cores, além do suporte ao HyperThreading.