A Intel revelou o primeiro notebook que faz parte do seu famoso programa NUC (Next Unit of Computing), amplamente conhecido pelos seus mini-PCs do estilo barebone. Com o NUC a Intel realmente tornou popular um estilo de computador compacto, e agora estende esse programa para o mercado de notebooks partindo de uma iniciativa interessante. Um modelo de referência que poderá ser explorado por outras marcas.
O primeiro notebook NUC, batizado de Nuc M15, é o que no mercado é chamado de uma “linha branca”. O projeto partiu da Intel mas você não o verá no mercado dessa forma.
Esse modelo é na verdade um projeto referência para que outras marcas possam apostar no mercado de notebooks sem a necessidade de desenvolver o projeto do zero. A marca pega o Nuc M15 realiza algumas alterações, como na unidade de armazenamento, atribui sua marca e vende o produto. Isso pode ser útil para empresas menores que não têm um departamento de P&D tão extenso quanto os gigantes do setor.
Esse modelo de negócio já foi explorado pela Intel numa outra ocasião. No ano passado a companhia desenvolveu o notebook gamer MAG-15 que foi vendido por fabricantes como a Schenker na Europa e a Eluktronics e Maingear nos EUA, no entanto, o M15 é o primeiro modelo chancelado pelo programa NUC.
A ideia do NUC M15 é ser um notebook de referência com hardware premium e que permitirá que empresas parceiras da Intel possam ter um modelo para competir com Dell e HP, por exemplo. A configuração dessa máquina é a seguinte:
- Tela: IPS 15,6 polegadas com resolução de 1080p;
- Processador: Intel i5-1135G7 ou i7-1165G7 quad-core de 11ª geração com chip gráfico Iris Xe integrado;
- Memória RAM: 8 GB ou 16 GB;
- SSD M.2 NVMe;
- Bateria de 73 W (16 horas de operação de acordo com o fabricante);
- 2 portas USB 4 tipo C com Thunderbolt 3, 2 portas USB-A de 10 Gbps;
- Porta HDMI;
- Módulo de conectividade Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.1.
O portátil se destaca por ser fino, construção em liga de alumínio, pesa 1,65 kg e ostenta um grande trackpad de vidro. O equipamento também é equipado com um conjunto de quatro microfones, o que deve se traduzir em grande conforto nas ligações de voz, também sem conjunto dedicado.
A Intel não divulga informações sobre as empresas que lançaram suas versões customizadas do NUC M15. O preço do notebook dependerá dos parceiros e da configuração – a Intel espera que o preço fique na faixa de US $ 999 a US $ 1499.
Além do lançamento de seus próprios processadores para o mercado móvel, a Intel tem uma extensa trajetória no desenvolvimento de soluções que visam impulsionar o mercado de notebooks. Como, por exemplo, os programas de certificações, que atuam nivelando por cima o mercado, já que atribui um certo conjunto de elementos para que os aparelhos recebam a certificação. Já falamos aqui no site sobre um desses programas de certificação, o Projeto Athena.