Tudo o que você precisa saber sobre o Projeto Athena [VÍDEO]

Por: Acer
Tudo o que você precisa saber sobre o Projeto Athena [VÍDEO]

O Project Athena, ou Projeto Athena, é um novo programa de inovação da Intel, que em conjunto com seus parceiros, visa entregar uma experiência ainda mais eficiente para os notebooks. A Acer é uma das parceiras da Intel nessa empreitada. Neste artigo reunimos tudo o que você precisa saber sobre esse novo padrão. 

O que é o Projeto Athena? 

Anunciado em 2019, durante a CES, o Projeto Athena é um novo programa de inovação da que surgiu após algumas conclusões da Intel.  

Esse programa que gira em torno de dispositivos portáteis certificados visa atender uma categoria de usuário que a Intel chama de Mobile Go-Getter.  

Essa categoria engloba trabalhadores autônomos, freelancers, influenciadores digitais e outras profissões que demandam agilidade e um contato direto com o notebook, independente da onde o profissional esteja. 

 Para atender esse modo de trabalho mais nômade, é fundamental que o notebook tenha uma grande autonomia de bateria, bom desempenho de conexão e instantaneidade de acesso. É a partir desses pontos que o Projeto Athena foi desenvolvido.  

O Projeto Athena é mais uma etapa importante na evolução dos notebooks. Nos últimos anos podemos destacar, por exemplo, duas etapas. A primeira, em 2011, com o lançamento de portáteis bem mais finos e leves que os anteriores. Em 2012, outra etapa fundamental. A era dos portáteis 2 em 1, notebook que ganharam ainda mais flexibilidade de operação, com as diversas posições de tela. Agora temos mais uma etapa importante, já que com o Projeto Athena os dispositivos classificados dessa forma entregam um conjunto ainda mais completo, que passa por especificações e filosofia de uso. 

Dentre as conclusões que a Intel chegou e que culminou no Projeto Athena podemos destacar duas estatísticas. 

  • 40% dos usuários dizem que não podem viver sem o notebook; 
  • 37% tiram o notebook de casa todos os dias. 

Além desses dados, há as questões chaves que os usuários encaram como pontos determinantes que precisam melhorar no notebook: maior autonomia de bateria e maior velocidade. 

Pontos-chaves do Projeto Athena 

O Projeto Athena é uma união entre a Intel e seus parceiros, como a Acer, que desenvolvem os dispositivos que estão em acordo com os indicadores-chave de Experiência (KEIs) do programa, e que complementam outros padrões de referência do setor. 

Tendo como base essas aspirações dos consumidores, os cientistas sociais e engenheiros da Intel desenvolveram especificações precisas que os notebooks certificados pelo Projeto Athena precisam seguir. 

Ao invés do laboratório, o processo de certificação do Projeto Athena passa por mensurar experiências em ambientes reais, para estabelecer resposta rápida, ampla autonomia de bateria e reinicialização rápida.  

Bases do Projeto Athena: 

  • Instantaneidade: minimizar o tempo de abrir o computador até começar a usá-lo; 
  • Performance: desempenho que atenda as múltiplas formas de uso. A Intel fala em opções com Core i5 e Core i7, 8 GB de RAM e SSD; 
  • Inteligência artificial: auxiliando na execução de tarefas e otimizações do sistema; 
  • Duração da bateria: dispositivos com pelo menos 9 horas de autonomia de uso em condições reais de uso; 
  • Conexão com confiança: conexão automática com instantaneidade, segurança e praticidade. Alguns modelos do Projeto Athena poderão oferecer inclusive a tecnologia 5G, quinta geração móvel. 

A Intel trabalha diretamente com parceiros da indústria para que os recursos e componentes do notebook estejam otimizados para cumprir todos os requisitos para que sejam certificados como integrantes do Projeto Athena. 

Acer, um dos principais parceiros do Projeto Athena 

A Acer é um dos principais parceiros da Intel no projeto, e está em sintonia com a Intel desde o início do projeto. O primeiro dispositivo revelado como certificado para esse programa de inovação foi da Acer, o Swift 5 (2019).  

Pesando menos de 1 kg, este notebook tem um painel de 14,1 polegadas com resolução Full HD. Ele está equipado também com processador Intel de 10ª geração (Ice Lake), 16 GB de RAM e SSD de 512 GB. 

Em 2020, o Projeto Athena ganhou novas opções de dispositivo, incluindo Chromebooks que agora também integram a lista dos dispositivos certificados. 

A Acer segue como uma das principais parceiras da Intel, e apresentou o Chromebook Spin 713. Este modelo, que faz parte do programa Projeto Athena, é voltado para estudantes e tem um modo de uso conversível, já que a tela pode ser utilizada de quatro formas. 

Chromebook Spin 713 main large

O Chromebook Spin 713 conta com uma tela Vertiview IPS de 13,5 polegadas com resolução 2256 x 1504 e proteção Corning Gorilla Glass. 

O dispositivo também está equipado com processador Intel de 10ª geração, até 16 GB de RAM DDR4 e até 256 GB de armazenamento SSD PCIe NVMe. Em relação a sua autonomia de bateria, o dispositivo garante até 15 horas de uso com uma carga. 

Bluetooth 5.0, Wi-Fi 6 AX201 (802.11ax), duas portas USB 3.1 Type-C, ambas suportando USB 3.2 Gen 1 (até 5 Gbps), DisplayPort sobre USB-C, e carregamento USB, uma porta HDMI, USB 3.0 e leitor de cartões MicroSD, também estão presentes no Acer Chomebook 713.  

Como identificar um notebook certificado como Projeto Athena? 

Não há nenhum adesivo específico sobre o Projeto Athena na carcaça dos notebooks certificados, mas nas páginas dos produtos certificados você irá encontrar um selo intitulado Engineered for Mobile Performance” (“Projetado para Desempenho Móvel, em tradução livre).  

Confira abaixo um print da página do Acer Swift 3 SF313-52, mais uma opção da Acer certificada para o Projeto Athena, com o selo engineered for Mobile Performance” em destaque. 

700 1

Além de ser uma maneira dos fabricantes entregarem dispositivos ainda mais eficientes, o Projeto Athena é uma garantia para o consumidor, a garantia da aquisição de um notebook de última geração, que refina pontos sensíveis para a performance, tornando seu trabalho ou as horas de lazes ainda mais produtivas. 

Sobre o Autor

Avatar de Acer
Fundada em 1976, a taiwanesa Acer é uma empresa de tecnologia dedicada à concepção, venda e suporte de produtos inovadores que melhoram a vida das pessoas e as mantém atualizadas e conectadas. Com cerca de 7 mil funcionários, a Acer engloba desde tecnologia ligada à Internet das Coisas para jogos a realidade virtual, com equipe dedicada à pesquisa, design, marketing, venda e suporte de produtos e soluções que quebram barreiras entre pessoas e tecnologia. No Brasil, a Acer está presente há 11 anos e encontra-se entre as líderes em faturamento e volume de vendas no varejo. Com sua linha atual de produtos focada em notebooks, monitores, projetores e acessórios para diversos tipos de uso, a Acer possui equipamentos com alta performance, design com conteúdo e recursos eficientes e inovadores para o gamer, designer, educadores, escritórios e uso doméstico.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X