Na tarde de ontem (22), terça-feira, o perfil da NVIDIA Brasil no Instagram foi hackeado e anunciou um sorteio falso de GPUs da linha RTX 3000.
O sorteio foi publicado em um story do Instagram @nvidiageforcebr, a página oficial da NVIDIA Brasil na rede social, informando sobre como funcionará o sorteio.
Absurdamente, a postagem, além dos vários erros de concordância plural, informa que serão sorteadas 1,5 mil GPUs. Esse número engloba 500 modelos da RTX 3050 Ti, da RTX 3080 Ti e da 3090 Ti.
A ousadia é tamanha que os hackers ainda afirmam que sortearam “muitos componentes de computador [sic]”.
As regras para participar do ‘sorteio’ são bem simples: basta seguir dois perfis que se dizem organizadores dos sorteios.
Ambos os perfis se descrevem como desenvolvedores web e, surpreendentemente, CEOs da NVIDIA.
Enfim, até antes da invasão, o CEO da NVIDIA ainda era Jensen Huang. Entretanto, isso deve ter mudado com o fracasso da aquisição da Arm e Huang cedeu a cadeira a esses dois profissionais competentes e letrados.
“Fiz o melhor que pude”, afirma CEO da NVIDIA sobre compra frustrada da Arm
Deixando de lado as brincadeiras e voltando ao assunto, aparentemente, a NVIDIA Brasil ainda não conseguiu recuperar o acesso a sua página do Instagram.
Através do Twitter, a empresa informou ser falso o sorteio, orientando os seguidores a não clicar (nos perfis, provavelmente, pois não há outro link no post).
O perfil publicou o tweet poucos momentos após a invasão do Instagram. Embora não tenha divulgado mais detalhes sobre o caso, a NVIDIA Brasil informou estar “trabalhano [sic] o mais rápido possível para resolver” o caso da invasão no Instagram.
Caros, nosso Instagram foi hackeado. A última postagem que fala de um sorteio de 500 GPU é fraude! Não cliquem! Estamos trabalhano o mais rápido possível para resolver isso.
— NVIDIA GeForce BR (@NVIDIAGeForceBR) February 22, 2022
No entanto, mais um erro ortográfico em outro canal oficial da empresa pode trazer suspeitas de uma maior invasão nas redes sociais da NVIDIA Brasil.