Uma matéria da Scientific American apresenta uma forma criativa para obter um zoom adicional nas fotos tiradas usando smartphones e celulares, potente o suficiente para oter close-ups de insetos e objetos diminutos, quase como um microscópio:
O segredo é pingar uma gota d’agua sobre a lente e cuidadosamente virar o aparelho, de forma que a gota continue precisamente sobre a lente, sem cair:
Esta técnica é utilizável apenas em celulares e smartphones, pois tira proveito de algo que é normalmente visto como uma desvantagem: as dimensões diminutas da lente e do sensor. Câmeras dedicadas tipicamente usam sensores e lentes muito maiores, o que impossibilita o uso da técnica da gota, já que seria necessária uma gota muito grande.
A desvantagem é que além da dificuldade em manter a gota equilibrada, a técnica permite apenas tirar fotos com o telefone virado para baixo, o que limita um pouco o uso. De qualquer forma, microscópios também miram apenas para baixo, por isso na prática acaba não sendo tão ruim assim. O artigo original tem mais fotos, todas tiradas usando um iPhone 4.
É possível também usar outros líquidos, como óleo ou glicerina, que são mais viscosos que a água e por isso mais fáceis de se manter sobre a câmera.