Huawei quer competir com NVIDIA e AMD no mercado de GPUs para servidores

A chinesa A Huawei estabeleceu um grupo de negócios de cloud e IA na Coréia, com o objetivo de desenvolver suas próprias GPUs, isso é o que relata o site coreano  The Elec com base em declarações anônimas de pessoas envolvidas no pr0jeto. Essa incursão da companhia seria uma tentativa de rivalizar com NVIDIA e AMD no mercado de soluções gráficas para o mercado de servidores. Até a Intel está investindo nesse segmento. No início do ano a gigante de Santa Clara revelou a placa de vídeo DG1, baseada na arquitetura Xe.

A Huawei tem experiência no desenvolvimento de chips em um mercado que conhece muito bem, o de smartphones. Através de sua subsidiária HiSilicion, a empresa aposta no desenvolvimento de chips que equipam seus aparelhos desde 2012, época que os SoCs ainda nem faziam parte da linha Kirin, família que chips que surgiu em 2014, com o Kirin 620.

 

> Siga o Hardware.com.br no Instagram e acompanhe o melhor da tecnologia.

A empresa também desponta no desenvolvimento de chips para IA. Em 2019, a Huawei apresentou o Ascend 910, SoC de IA que supera o Tesla v100 da NVIDIA com seus 256 teraflops e também  a CPU Kunpeng 920, que rivaliza com o AMD EYPC. São provas que a Huawei está reforçando cada vez mais sua participação em computação de alta performance.  Para o desenvolvimento dos chips gráficos para servidores a gigante chinesa iria atrás de mentes brilhantes que estão na NVIDIA, líder em GPUs para o mercado de servidores.

Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br. Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!