A Huawei revelou oficial o HarmonyOS NEXT, seu sistema operacional próprio que pretende substituir definitivamente o Android. Criado pela própria empresa, o sistema promete inteligência artificial avançada e segurança robusta.
Um dos motivos pelos quais a Huawei se empenhou no desenvolvimento de um sistema operacional próprio foram as sanções impostas pelos Estados Unidos. Com a proibição de poder fazer negócios com empresas norte-americanas, a Huawei teve que fazer alguns malabarismos para continuar utilizando o Android em seus dispositivos. Daí a companhia sentiu a necessidade de criar o seu próprio sistema.
Detalhes do HarmonyOS NEXT
Durante a Huawei Developer Conference 2024, destacou-se que o HarmonyOS NEXT é um ecossistema integrado para smartphones, tablets, relógios inteligentes e veículos.
A plataforma, independente do Android e Linux, melhora o desempenho em 30% e reduz o consumo de energia em 20%, comparado às arquiteturas tradicionais. Seu kernel, chamado Hongmeng, e o software são baseados no OpenHarmony.
A Huawei informou ainda que os 5 mil apps mais populares na China já foram adaptados para o novo sistema, focado na interoperabilidade. Isso permite compartilhar conteúdo facilmente entre dispositivos, sem reinstalações ou processos complexos.
O HarmonyOS NEXT já chega também oferecendo suporte às tecnologia Ark Multimedia Engine, Ark Graphics Engine e FFRT, assegurando que aplicativos de terceiros funcionem sem problemas nos dispositivos Huawei.
Sistema da Huawei também terá inteligência artificial
Enfatizando a importância da inteligência artificial, a Huawei introduziu o Harmony Intelligence, seu conjunto de ferramentas de IA competindo com a Galaxy AI da Samsung e a Apple Intelligence.
Entre suas funcionalidades estão geração de imagens, coloração e ampliação de fotos, e destaque para o AI Sound Repair, que auxilia pessoas com distúrbios de fala. A assistente virtual Xiaoyi também pode descrever imagens aos usuários.
Desenvolvedores na China já podem acessar a versão Beta, enquanto o público geral aguarda o lançamento em agosto. O HarmonyOS NEXT chegará ao mercado no quarto trimestre de 2024 com os celulares Huawei Mate 70, e uma versão global está confirmada, embora sem data específica anunciada.
Você acha que a Huawei terá sucesso com o seu sistema operacional, tendo em vista que Android e iOS já estão mais do que consolidados no mercado?
Deixe seu comentário