A crise do mercado de semicondutores é tão gritante que uma das sáidas, falando mais especificamente do mercado de placas de vídeo, é o ressurgimento de placas antigas, afim de jogar no mercado mais opções.
Por um lado isso garante mais opções, e por outro, sendo este o mais importante, é que placas antigas já chegam com a defasagem em termos de desempenho no momento atual, já que acaba pesando a questão de uma menor eficiência energética, carência de novos recursos, entre outras coisas.
Além da GTX 1050 Ti, que silenciosamente retornou ao mercado, mais uma opção da família GTX parece estar retornando: GTX 1080 Ti.
No caso da GTX 1050 Ti, a placa retornou ao mercado bem mais cara do que quando foi lançada, e, obviamente, rendendo menos, quando comparado com a época do seu lançamento inicial.
No caso da GTX 1080 Ti ainda não da pra ter um norte em relação a faixa de preço, já que, por enquanto, o retorno da placa foi levantado a partir de uma solicitação de um RMA. No entanto, em termos de performance, a GTX 1080 Ti é um modelo que ainda pode ser bem interessante em 2021.
Essa história começou a pipocar quando um usuário dono de uma GTX 1080 abriu um pedido de RMA de uma unidade desta VGA da marca EVGA (modelo EVGA GeForce GTX 1080 Ti SC) que ainda estava sob o período da garantia (a EVGA garante 3 anos de garantia). Ao receber uma nova unidade, o número de série indica uma placa de 2021.
He sent serial number. I haven’t used EVGA GPU. So anybody knows this claim is true? https://t.co/FT3NHvBrmM pic.twitter.com/w07o4QlN0J
— 포시포시 (@harukaze5719) April 5, 2021
A GTX 1080 Ti foi lançada originalmente em março de 2017. Numa época em que as placas da NVIDIA ainda estavam de fora de tecnologias que a companhia insiste tantos nos dias atuais, o DLSS e o Ray Tracing.
Em termos de performance bruta, a placa continua rendendo muito bem, até mesmo em 4K. A placa cosnegue ainda entregar 60 fps em 4K/High em diversos jogos recentes. Em seu lançamento, a GTX 1080 Ti era a melhor opção da série GeForce 10 Series, baseada na arquitetura Pascal. Equipada com 3584 Cuda Core, uso da GPU GP102 (16nm) e 11GB de memória GDDR5X.