Após demandar um estudo sobre criptomoedas, o governo americano lançará uma versão digital do dólar sob ordem do presidente Joe Biden.
Hoje (9), o presidente Biden assinou um decreto executivo solicitando aos órgãos do governo federal dos Estados Unidos um estudo de análise sobre os possíveis riscos “envolvendo a popularidade de criptomoedas”, considerando a criação de um dólar digital.
O decreto presidencial pede aos reguladores para analisar os riscos que o mercado trilionário de criptomoedas oferece aos consumidores, investidores e à economia em geral.
As agências federais terão alguns meses para preparar um relatório com as informações analisadas, o que servirá de base para o governo americano.
Ironicamente, com o dólar digital, o governo americano segue os passos da China
De acordo com documentos do governo americano, 16% dos adultos no país já investiram em criptomoedas, o número corresponde por 40 milhões de pessoas, instigando em Biden a criação de um dólar digital.
Leia também: Prefeito de Nova York recebe primeiro salário em criptomoedas
Portanto, a gestão de Biden, de acordo com documentos do governo dos Estados Unidos, considera a criação de um dólar digital. Em tese, o dólar digital seria uma criptomoeda com regulação da Receita Federal Americana.
Aliás, a Receita Federal dos EUA já avalia a possibilidade de uma moeda digital, seguindo o exemplo de outros países, como a China e o Brasil.
Siga o Hardware.com.br no Instagram
Além disso, a volatilidade das criptomoedas, como o Bitcoin, estão atrelados a ativos como o dólar, enfatizando ainda mais o tópico de uma moeda digital do governo na administração de Biden.
“Devemos tomar medidas firmes para reduzir o risco que os ativos digitais representam a proteção dos consumidores, investidores e empresas” disse o Presidente Biden. Joe Biden alertou ainda que a Casa Branca irá monitorá o impacto das criptomoedas na estabilidade financeira, na segurança nacional e nas mudanças climalíticas.
Consequentemente, o valor do Bitcoin subiu 9% após a notícia de um possível dólar digital pelo governo americano. No entanto, o aumento ocorreu antes do anúncio formal de Biden.