O Google anunciou, na última segunda-feira (1), que está desativando sua divisão de estúdios de desenvolvimento de jogos do Stadia.
Com isso, em vez de criar seus próprios jogos, a empresa planeja retornar ao foco de tornar o Google Stadia uma plataforma de streaming de jogos de desenvolvedoras já existentes.
De acordo com Phil Harrison, Diretor Geral do Stadia, o tempo e o investimento na criação de games foi o fator principal para essa decisão.
“Devido ao nosso foco em aprimorar a tecnologia do Stadia, bem como aprofundar nossas parcerias de negócios, decidimos não mais investir em conteúdo exclusivo do nosso time interno de desenvolvimento, o SG&E.”
Portanto, essa ação encerra as atividades dos dois estúdios da Stadia Games and Entertainment (SG&E).
O Google afirma que a maioria dos funcionários do estúdio assumirá outras funções, mas Jade Raymond, chefe do SG&E, se desligará completamente da empresa.
Em um comunicado para o The Verge, Raymond afirmou se orgulhar do time que formou no SG&E e do trabalho inovador de criar games para plataforma.
“Foi uma decisão difícil de tomar, mas eu serei eternamente grata ao time e por tudo tudo que aprendemos e alcançamos juntos”, disse Raymond.
Futuro do Google Stadia
O serviço de streaming de jogos do Stadia irá continuar e é possível que o Google obtenha a exclusividade, mesmo que temporária, de alguns jogos de outros estúdios futuramente.
No entanto, fechar o SG&E representa mais uma pancada nas ambições do Google com a indústria dos videogames.
Desde o início do Stadia, um dos diferenciais seria o investimento do Google em estúdios para criar jogos exclusivos da plataforma.
Isso indicava a disposição da empresa em competir com a Microsoft, a Sony e a Nintendo. As três gigantes vivem o momento de maior investimento em conteúdo exclusivo, especialmente a Microsoft.
Falando nisso, a Microsoft é um dos maiores rivais do Google no mercado de games. A empresa de Bill Gates é dona do Xbox Game Pass, que, além do serviço de assinatura, conta com o streaming de games xCloud.
Com o encerramento do SG&A, é possível que o Stadia se torne uma plataforma secundária, contando jogos disponíveis no PS5, Xbox Series X e PC.
Leia mais aqui: Xbox Game Pass alcança a marca de 18 milhões de assinantes