Logo depois da Apple anunciar o sistema de assinaturas nas apps vendidas pela App Store, o Google apresentou o One Pass, um serviço de assinatura parecido – porém bem mais flexível.
O One Pass permite que os produtores de conteúdo aluguem ou vendam seus materiais para usuários por meio de uma conta Google, com pagamento via Google Checkout. Será possível trabalhar com assinaturas com auto-renovação, venda individual de conteúdos, liberação por determinado tempo, “freemium”, etc. Ainda será possível fornecer acesso para os clientes atuais, que não tenham comprado os produtos digitais por meio do One Pass.
O objetivo do One Pass é servir como um canal central de assinaturas, onde por meio da mesma conta os clientes poderão acessar os conteúdos usando desktops (navegadores) e smartphones – o anúncio não cita o Android, sinal de que pode não ficar restrito a ele; mas a Apple provavelmente não deixaria isso entrar no iOS.
Por enquanto o One Pass está disponível apenas nos EUA, Reino Unido, Canadá, França, Alemanha, Itália e Espanha. Os principais vendedores beneficiados são produtores de conteúdo digital como jornais, revistas e eventualmente mídia, músicas, filmes, etc. Ele deverá ser expandido para outros países conforme a demanda dos produtores de conteúdo interessados aumentar.
No blog do Google não há detalhes sobre preços ou maiores restrições, mas na página do serviço fica claro que os custos serão os mínimos operacionais. Alguns sites reportam que o grupo ficaria com 10% dos valores cobrados pelos produtores, enquanto outros dizem que a cobrança seria a mínima possível, apenas as taxas de pagamento mesmo. Fica no ar essa questão, mas pelo que tudo indica será bem mais atrativo do que a fatia gorda de 30% que a Apple pega para ela por cada venda.