A inglesa Getty Image, responsável pelo banco de imagens mais popular da internet, entrou com um processo contra a Stability AI, criadora do Stable Diffusion, gerador de imagens por inteligência artificial. Assim como os populares Midjourney, e Dall-E, o Stable Diffusion consegue gerar imagens com base em descrições por texto.
Serviços como estes tem gerado inúmeros debates sobre até que ponto esbarra nos direitos de propriedade dos conteúdos utilizados para que essas IAs sejam treinadas. É justamente este o argumento levantado pelo Getty Image. A empresa acusa a Stability AI de violação fragrante de propriedade intelectual da Getty Image em uma escala impressionante. A Stability AI copiou mais de 12 milhões de imagens, legendas e metadados sem permissão ou compensação, afirma a requerente.
O processo foi aberto no tribunal federal de Delaware, e se soma a outros litígios que a Stability AI está enfrentando. A própria Getty Image também está processando a companhia no Reino Unido, e um grupo de artistas na Califórnia moveu uma ação contra a Stability AI e outras empresas relacionadas com IA generativa. A Getty Image solicitou ao tribunal que a Stability pare de usar suas fotos e também quer uma indenização em dinheiro que inclui os lucros da Stability com a infração.
A Getty Image comparou no processo algumas imagens presentes no seu banco de dados com as versões geradas pela IA:
Lembrando que a Getty Image já licenciou suas imagens para outras empresas que constroem IAs semelhantes, o problema com a Stability AI é a ausência de qualquer acordo entre ambas as partes para que os conteúdos pudessem ser utilizados no treinamento da IA.
A Stability AI ainda não se pronunciou sobre o caso.