Os assistentes de IA (Inteligência Artificial) estão se tornando cada vez mais poderosos, e presente em diversos segmentos, principalmente nos jogos. Por isso, a Nvidia revelou sua mais nova tecnologia nesse campo, o G-Assist, que promete não apenas otimizar o computador para que o jogo rode o melhor possível, mas ainda dar dicas na gameplay.
Essa tecnologia do G-Assist surgiu inicialmente como uma piada de 1º de abril em 2017, quando a Nvidia brincou sobre um assistente de IA que jogaria por você enquanto você atendia a entrega de pizza. Agora, ele surge como uma demonstração real de um assistente de IA poderoso, projetado para aprimorar a experiência dos jogadores de PC.
Leia também:
Memórias HBM3E da Samsung teriam sido reprovadas em teste de qualidade da NVIDIA
Adeus, Radeon: MSI confirma que o foco são as placas NVIDIA RTX
O que é o G-Assist e como ele funciona?
O G-Assist é uma demonstração tecnológica que oferece um vislumbre de como um assistente de IA pode guiar os jogadores através dos jogos de PC e até mesmo otimizar as configurações do sistema.
Alimentado pela tecnologia GeForce da Nvidia, o G-Assist não apenas responde a consultas em tempo real, mas também ajusta as configurações do PC para garantir o melhor desempenho possível. Embora ainda esteja em fase de demonstração, o potencial do G-Assist para transformar a maneira como interagimos com nossos jogos parece ser bem vasto.
Em uma demonstração, o G-Assist foi mostrado dentro do jogo ARK: Survival Ascended, respondendo a perguntas como “qual é a próxima arma no início do jogo e onde encontro os materiais para fabricá-la?”. O assistente não apenas identifica a melhor arma (uma lança, neste caso), mas também descreve como coletar madeira, pederneira e fibra para fabricá-la. O G-Assist entende o que está acontecendo na tela e adapta suas respostas com base no progresso do jogador e nos recursos disponíveis, oferecendo uma ajuda personalizada.
Além de assistência no jogo, o G-Assist também otimiza e ajusta as configurações do PC. Ele pode analisar o sistema do usuário e recomendar melhorias, como aumentar a taxa de atualização de um monitor 4K de 60Hz para 144Hz. Pode aplicar diretamente as configurações gráficas de maior qualidade em jogos como Cyberpunk 2077 e fornecer gráficos de latência e quadros por segundo dos últimos 60 segundos.
Com o G-Assist, os jogadores podem pedir recomendações para aumentar o desempenho do jogo, atingir uma meta de 60fps ou até mesmo fazer overclock na GPU.
Tecnologia poderá sair da fase de demonstrações
A Nvidia está ativamente recrutando desenvolvedores interessados em explorar o G-Assist, o que indica que este projeto pode em breve evoluir de uma demonstração para uma ferramenta real disponível para os proprietários de GPUs RTX.
Tanto a Nvidia quanto a Microsoft estão demonstrando assistentes de IA que podem guiar os jogadores através dos jogos, sugerindo que essa tecnologia se tornará uma realidade em um futuro próximo.
O G-Assist da Nvidia representa um passo significativo na integração da inteligência artificial com a experiência de jogos. Originalmente uma brincadeira, ele agora se apresenta como uma ferramenta poderosa que pode não apenas melhorar a jogabilidade, mas também otimizar o desempenho do sistema de maneira eficiente. Embora ainda esteja em fase de demonstração, o potencial do G-Assist é claro, e ele promete tornar a experiência de jogo mais fluida e personalizada para os jogadores de PC.
Fonte: The Verge
Deixe seu comentário