França multa o Google em 150 milhões de euros

A autoridade reguladora de concorrência da França multou o Google em  150 milhões de euros, pelo abuso da posição dominante da companhia americana no segmento de publicidade online, com sua plataforma Google Ads. Na França o Google detém 90% do dos negócios de busca online.

Nessa nova sanção contra a gigante das buscas, os anúncios que aparecem ao lado dos resultados da pesquisa foram os principais responsáveis. A autoridade francesa de concorrência afirma que o Google aplica suas regras que determinam como e quando os anunciantes podem exibir seus anúncios ao lado dos resultados da pesquisa de “maneira injusta e arbitrária”.

A investigação sobre esta violação está em andamento há vários anos e é baseada em uma denúncia da Gibmedia. A empresa francesa de serviços web e micropagamentos foi descartada pelo Google porque colocou anúncios que, segundo a gigante das buscas, “induziam as pessoas a pagar por serviços com em que os termos relacionados ao pagamento não estavam muito claros.

O Google diz que vai recorrer da decisão francesa, mas, enquanto isso, deve fazer várias alterações. Por exemplo, esclarecer as regras e emitir relatórios periódicos à autoridade francesa sobre a concorrência.

Ao longo de sua história o Google já recebeu outra multas por abuso de posição dominante, algumas delas muito mais onerosas. Um desses casos aconteceu no ano passado. A companhia foi multada em 4,3 bilhões de euros pela Comissão Europeia por seu monopólio do Android com os aplicativos que o acompanham.

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