Após decidir trocar o nome do Twitter por X, Elon Musk está mesmo colocando em prática o seu rebranding em todos os locais onde aparece o antigo nome da rede social. Agora foi a vez do clássico TweetDeck, aplicativo amplamente utilizado por profissionais e pessoas “viciadas” no Twitter. Agora o novo nome da ferramenta é XPro.
Leia também
Twitter “rouba” nome de usuário @X sem pedir ou pagar ao dono: “Eles simplesmente pegaram”
Twitter vai limitar a quantidade de DMs gratuitas por dia
Mudanças no TweetDeck
O TweetDeck é uma ferramenta que permite aos usuários monitorar várias contas do Twitter simultaneamente. Por isso, sempre foi uma escolha popular entre jornalistas, profissionais de marketing e outros usuários avançados da plataforma. Eu mesmo, quando trabalhava como editor, usava o TweetDeck para ficar de olho nos perfis de grandes empresas e seus principais executivos.
No entanto, com as recentes mudanças no Twitter, que agora é chamado de “X”, era apenas uma questão de tempo até que o TweetDeck também passasse por uma reformulação (pelo menos no nome).
Ao acessar a página inicial do aplicativo os usuários encontraram o nome “XPro” estampado no canto superior esquerdo. A mudança, porém, não se limita apenas ao nome. Toda a identidade visual da ferramenta também está em processo de transformação.
Apesar da nova marca, ainda é possível ver vestígios do antigo Twitter na plataforma, incluindo o icônico passarinho azul e a descrição “Uma poderosa ferramenta para pessoas que vivem no Twitter“. Mas é apenas uma questão de tempo até tudo isso ser alterado.
Rebranding controverso
A decisão de renomear o TweetDeck segue a tendência iniciada por Elon Musk, que recentemente mudou o nome do Twitter para “X”. Com essa mudança, termos populares como “tuitar” e “retuitar” foram oficialmente aposentados, embora ainda sejam amplamente usados pela comunidade.
Por falar nisso, é incrível como uma pessoa tem coragem de “enterrar” uma marca tão bem estabelecida na mente das pessoas como era o Twitter. Dificilmente uma marca se transforma em verbo. Acho que no mundo da tecnologia, só o Google conseguiu essa façanha, ainda que de maneira limitada.
Outra mudança significativa é que o TweetDeck, quer dizer, XPro, anteriormente gratuito, agora será exclusivo para usuários verificados, ou seja, assinantes do plano “Blue” do Twitter. Além disso, novos recursos foram anunciados para o XPro, incluindo a importação de listas, colunas e pesquisas da interface antiga, bem como suporte total para todas as funcionalidades de publicação da rede social.
Deixe seu comentário