Twitter passará se chamar X e ganha um novo logo, define Elon Musk

Twitter passará se chamar X e ganha um novo logo, define Elon Musk

O Twitter segue ganhando novidades, sejam elas em relação a polêmicas ou mudanças que o novo dono, Elon Musk, vem apresentando para a plataforma. Agora, a novidade é que em breve o nome Twitter já não estará mais em alta assim, porque ele passará a se chamar “X”.

A novidade foi anunciada pelo próprio Musk, deixando a entender que o microblog vai passar por uma total reformulação de marca, mudando não apenas o nome quanto também o famoso logo do passarinho azul. Ela já começou a aparecer e o X agora surge em toda a rede social.

Leia também:

Elon Musk: Twitter perdeu 50% da receita com publicidade
Ex-funcionários processam o Twitter; rede social deve o equivalente a R$ 2 bilhões em indenizações trabalhistas

Twitter passa por repaginação de identidade visual

Mexer na identidade visual de uma marca tão conhecida pode ser perigoso, mas Elon Musk não parece realmente se importar com isso. Em uma postagem no (ainda) Twitter, ele já tinha revelado que “Em breve daremos adeus à marca Twitter e, aos poucos, a todos os passarinhos”.

A postagem foi feita na madrugada do domingo, e o bilionário até mesmo abriu uma enquete com seus seguidores para perguntar se eles preferiam a cor preta ou branca, provavelmente para ser a predominante na plataforma. O preto venceu.

Poucas horas depois, Elon Musk anunciou que o domínio www.x.com já existe e ao acessá-lo, os usuários são direcionados automaticamente para a página inicial do Twitter. E, ao contrário do que muitos esperavam, essa mudança não vai levar um tempo para acontecer, já que a nova logo do X já foi até mesmo revelada e já está aparecendo na plataforma.

Como era de se esperar, a logo é a letra X, desenhada de forma que um dos traços seja simples e o outro seja formato por uma espécie de retângulo. Ela é branca, em cima de um fruto preto, bem simples e objetiva.

twitter

Durante a noite de domingo, a nova logo surgiu projetada no exterior de um dos escritórios do Twitter em São Francisco, nos Estados Unidos. Outra mudança é que os perfis de Elon Musk e da CEO Linda Yaccarino, agora contam com o logotipo X, que também passa a aparecer na página de loading da plataforma e acima da opção da página inicial.

Linda se pronunciou sobre a mudança e a escolha da nova marca.

“X é o estado futuro da interatividade ilimitada – centrada em áudio, vídeo, mensagens, pagamentos/bancos – criando um mercado global de ideias, bens, serviços e oportunidades. Alimentado por IA, o X nos conectará a todos de maneiras que estamos apenas começando a imaginar.”

X pode ser o primeiro passo para um super app

No final dos anos 90, Elon Musk estava decidido a criar uma espécie de super app, e toda essa mudança pode ser um sinal de que ele ainda não a deixou de lado. Na época ele até se uniu ao seu mentor Greg Kouri para criar o banco online X.com, mas no final ele acabou se fundindo com o PayPal.

Agora, com a transformação do Twitter em X, é muito possível que a plataforma comece a seguir nesse caminho. Com isso, a ideia é que a plataforma não seja apenas um local para postagens, mas também para assistir vídeos, fazer compras online, entre outras coisas.

É algo que já acontece com alguns aplicativos chamados de Super Apps, como o WeChat, que atualmente é o mais famoso. O aplicativo chinês já conta com 1 bilhão de usuários e permite que as pessoas possam usar como rede social para postagens, além de fazer pagamentos digitais, compras, mandar mensagens diretas e até mesmo pedir serviço de transporte.

Porém isso ainda é uma especulação, já que Musk sempre mantem seus planos em segredo até que eles estejam pronto para serem revelados. A mudança da identidade da marca pode ser também uma estratégia para um recomeço dentro de uma empresa que já tem sua fama consolidada, principalmente porque novidades sempre atraem mais olhares, e eles estão precisando depois do lançamento do Threads.

Além disso, o Twitter está em uma situação delicada, com uma pilha de dívidas e perdendo 50% dos anunciantes.

Mudança vai agradar?

Embora novidades tendam a atrair olhares por um instante, precisa mais do que isso para manter esse interesse. O Twitter se mantém firme até então, e mesmo com a chegada do rival Threads, a rede social do passarinho se mantém firme e segue livre na liderança nesse sentido.

Isso acontece porque as pessoas tendem a se manter fieis a algo que já conhece e já estão acostumados, então novidades nem sempre são bem vindas nesse sentido a não ser que ofereça vantagens realmente interessantes.

Por isso, mudar a identidade visual de uma marca pode acabar gerando estranheza e atingindo esse ponto, algo que com certeza Elon Musk tem conhecimento. Ainda não dá para saber se sua confiança na decisão será certa ou se será um tiro no pé, mas como praticamente tudo que acontece na internet, a mudança já virou meme aqui no Brasil.

Em algumas postagens, os usuários estão comparando a nova logo do X com o da Caixa Econômica, trazendo a marca da Xuxa e até mesmo do xvideos.

Além disso, alguns não parecem satisfeitos com a mudança.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X