Falta de crescimento da indústria de games levou às demissões da divisão Xbox, diz Phil Spencer

Falta de crescimento da indústria de games levou às demissões da divisão Xbox, diz Phil Spencer

Em declaração ao site Polygon, Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, comentou sobre o panorama atual do mercado de games, em que planos de restruturação, e demissões em massa estão afetando inúmeras empresas que atuam neste segmento, incluindo a Microsoft, que anunciou em janeiro a demissão de 1.900 colaboradores do seu setor de jogos, incluindo funcionários ligados à Activision Blizzard. Corte que representa 8% da base da força de trabalho do Xbox.

“Eu vou falar a coisa que tem me deixado mais preocupado em relação a indústria, é a falta de crescimento”, disse Spencer. Segundo o executivo, projeções apontam para uma ausência de crescimento da indústria este ano. Panorama que contribui para uma redução no número de jogadores e também menos dinheiro circulando.

Em meio a esse cenário, Spencer também agregou a questão das empresas neste mercado que são de capital aberto, corporações que contam com acionistas. “E quando você tem uma indústria que está projetada para ser menor no próximo ano em termos de jogadores e dólares, e várias empresas de capital aberto que estão na indústria precisam mostrar crescimento aos seus investidores, por que mais alguém teria uma ação de alguém se não vai crescer?

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Alguma análises pontuam que o mercado de games em 2024 pode apresentar crescimento, mas inespressivo. Seguindo o que já foi registrado entre 2022 e 2023, com um aumento de 0,6%.

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Na mesma entrevista, Spencer reforçou o novo posicionamento do Xbox, perante a mudanças do mercado que ele observa numa faixa geracional que está inserida na indústria:

A noção de que o Xbox pode ser esse dispositivo único que se conecta a uma televisão não é o que vemos nas pesquisas da Geração Z. Porque nada mais é assim para eles”,

Essa expansão de marca, e até mesmo de conceito, parece algo cada vez mais claro na maneira como a Microsoft enxerga o seu futuro no mercado de jogos. Futuro que parece cada vez menos calcado no hardware como plataforma, e sim no Xbox como marca que pode estar em qualquer lugar. Em meio as turbulências do mercado, convencer acionistas do contrário não parece um caminho viável.

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