O Facebook prova mais uma vez que o desenvolvimento é uma das prioridades da empresa. O gigante de Menlo Park anunciou nesta sexta-feira, 15 de maio, a aquisição do site Giphy, referência como repositório de GIFs. O acordo foi firmado por US$ 400 milhões.
“O Giphy, líder em expressão visual e criatividade, se junta ao Facebook hoje como membro da equipe do Instagram. O Giphy torna as conversas diárias mais divertidas, e é por isso que planejamos integrar sua biblioteca ao Instagram e outros aplicativos ainda mais para que as pessoas possam encontrar a maneira certa de se expressar”, diz o anúncio oficial da empresa.
O Facebook relata que metade do tráfego de Giphy vem do Instagram. Graças a uma integração ainda melhor com aplicativos, o envio de imagens animadas se tornará ainda mais fácil na rede social de fotografia mais famosa do mundo.
O grupo de Mark Zuckerberg não está planejando nenhuma mudança revolucionária no que diz respeito ao uso do site da Giphy. A API deve funcionar como antes. “Estamos usando a API Giphy há anos, não apenas no Instagram, mas também no Facebook, Messenger e WhatsApp. A Giphy continuará operando sua biblioteca e esperamos novos investimentos em tecnologia e relacionamentos com parceiros de conteúdo e API. As pessoas ainda poderão fazer upload de arquivos GIF, desenvolvedores e parceiros de API ainda terão o mesmo acesso às interfaces, e a comunidade criativa Giphy ainda poderá criar um ótimo conteúdo, de acordo com a equipe do Facebook”, explica o comunicado.
Os dados do Giphy são impressionantes. A plataforma, lançada em 2013, contabilizou seu primeiro milhão de acessos na primeira semana de lançamento. Atualmente, a plataforma ostenta 700 milhões de usuários ativos e mais de 10 bilhões de GIFs são enviados diariamente. Antes mesmo da aquisição, o Facebook e suas demais plataformas de mídia social, WhatsApp e Instagram, já era parceiro de longa data da do Giphy, assim como outros gigantes, como Calvin Klein, Dsiney e Pepsi, que integram a base de GIFs do site.
Além do envio de GIFs em sua origem, o Giphy também permite que o usuário crie seus próprios GIFs a partir de vídeos. Explicamos o passo a passo nesta matéria.