Quando o Dia do Trabalho passou a ser comemorado nos anos 80, poucos imaginavam que na década de 20 o home office seria tão utilizado. Diante da Covid-19, a Revelo , a maior empresa de tecnologia do setor de Recursos Humanos da América Latina, viu os efeitos deste movimento e notou crescimento de 25% das contratações para vagas na áreas de tecnologia e em posições nas quais as atividades podem ser desenvolvidas de forma remota.
As entrevistas realizadas de forma online também cresceram 40% durante a crise: sua fatia foi de 70% versus os 30% de entrevistas presenciais antes da pandemia, para uma média de praticamente 100% nas últimas semanas. A demanda gerada pelo mercado, fez com a plataforma lançasse o Revelo Remoto, ferramenta que possibilita contratações de forma totalmente remota.
“A Revelo é a parceira que impulsiona carreiras, times e negócios; e já contava com a importante missão de reduzir ao máximo o tempo de processo seletivo nas empresas, tanto que sempre atingimos o prazo máximo de admissão de um profissional de 14 dias, antes da pandemia. Todavia, após a quarentena e a necessidade urgente de acesso 100% remoto, lançamos esta ferramenta, que garantiu que as empresas continuassem contratando e os profissionais se recolocando no mercado, sem precisar, nem mesmo de entrevista final presencial, o que era comum antes da Covid-19”, afirma afirma Lachlan de Crespigny, cofundador da Revelo.
A demanda sobre a área de tecnologia refletiu diretamente para funções em Business Intelligence, em funções como Analista de Dados, Analista de Performance, Data Engineer e Data Science. Já em TI, funções como Administração de base dados, Administração de sistema, DevOps, Infraestrutura e segurança da informação são as mais demandadas. A Revelo cobre serviços voltados para empresas de outros setores mais tradicionais, que buscam aumentar a velocidade na contratação, e startups em fase de lançamento e expansão, o que é uma tendência digital para o setor de RH.