A Intel está preparando seu retorno ao segmento de placas de vídeo. Na década de 90 a companhia até que tentou investir nesse ramo, mas não deu certo. Para esse retorno a Intel chega com uma equipe fortalecida, liderada pelo ex-AMD Raja Koduri, uma arquitetura escalável a Xe e a pretensão de atuar em diversas frentes do mercado, tentando absorver clientes tanto no segmento profissional quanto os usuários que desejam apenas uma opção de chip gráfico para jogos.
Em relação ao mercado do consumidor final, o chip gráfico dedicado da Intel irá aparecer primeiramente embarcado em notebooks. A nova versão do VivoBook Flip, da ASUS, será uma das primeiras opções do mercado que irá oferecer o chip gráfico dedicado da gigante de Santa Clara.
A combinação será: processador Intel de 11ª geração + chip gráfico dedicado da Intel. Anteriormente, essa primeira opção de gráficos dedicados da Intel estava sendo chamada de DG1, mas comercialmente vai chegar como Iris Xe Max. Vale lembrar que Iris já é uma categoria de chip gráfico utilizada comercialmente pela Intel. Nome que é uma forma do consumido entender que se trata de uma opção gráfica superior ao tradicional HD Graphics, também da Intel.
Além do novo VivoBook Flip, um notebook de uma outra gigante taiwanesa também apareceu com o Iris Xe Max como opção de chip gráfico dedicado, a Acer. Abaixo listamos as especificações desses que seriam as primeiras opções de notebooks com a nova opção de chip gráfico Intel.
ASUS VivoBook Flip
Vamos começar pelo VivoBook Flip da ASUS. Este notebook híbrido tem tela de 14 polegadas com resolução Full HD, até 16 GB de memória RAM LPDDR4X-4266, SSD NVMe de 1 TB para o armazenamento e Thunderbolt 4 e Wi-Fi 6 como opções de conectividade. O note pesa pesa cerca de 1,5 kg e é feito em um case com espessura de 18,7 mm.
São duas opções de processador Intel de 11ª geração: Core i5-1135G7 (4 núcleos / 8 threads, boost clock de 4,20 GHz) e Core i7-1165G7 (4 núcleos / 8 threads, boost clock de 4.70 GHz).
Na seção gráficos, a ASUS se limita a dizer: primeira opção dedicada da Intel. Detalhes mais precisos das especificações não foram revelados. De acordo com rumores, essa primeira opção dedicada da Intel teria 4 GB de memória e 96 unidades computacionais (768 shaders).
Como estamos tratando do segmento de notebooks, é importante relembrar que o chip gráfico embarcado diretamente no processador, a iGPU, também está presente. Em situações que o chip gráfico dedicado não se faz necessário, o notebook utiliza automaticamente a iGPU. O chip gráfico embarcado desses processadores é a Intel Xe Graphics; roda com clock de 1.30 GHz.
Swift 3X (SF314-510G)
Passamos agora para a primeira opção da Acer com o chip gráfico dedicado Iris Xe Max. Este modelo é o Swift 3X. Diferentemente da ASUS, que apenas diz que seu aparelho está equipado com a placa de vídeo dedicada da Intel, a Acer é mais específica. Na imagem das especificações é mencionado que este chip gráfico é a Iris Xe Max com 4 GB de VRAM.
O Acer Swift 3X stá equipado com uma tela IPS de 14 polegadas com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels), o processador é o Core i7-1165G7 (4 núcleos / 8 threads, boost clock de 4.70 GHz). Há 16 GB de memória RAM LPDDR4X e SSD NVMe de 512 GB para o armazenamento. Há também um leitor de impressão digitaal e a duração de bateria com uma carga é de 14 horas.
Ainda não há uma data definida para que esses modelos cheguem ao mercado.