A indiana Oppo mostrou na MWC Shanghai 2019 a tecnologia “Under-Screen Camera” (USC), que permite implantar a câmera frontal sob a tela. O smartphone, ainda um protótipo, equipado com essa tecnologia, deixa de lado notch e o furo na tela, solução adotada por outras companhias.
A câmera responsável pelas selfies está posicionada sob a tela, e mesmo nessa manobra ousada de engenharia, que pode pavimentar o caminho para smartphones com design ainda mais refinados, o módulo é capaz de capturar a luz no sensor interno, atuando como um sensor convencional.
OPPO’s brand new solution for full-screen display – Under-screen Camera (USC) has just been unveiled here at #MWC19 Shanghai! 🤯 #MoreThanTheSeen pic.twitter.com/c1FUEbXS0P
— OPPO (@oppo) 26 de junho de 2019
O aparelho utiliza usa um material transparente , que trabalha com uma estrutura de pixels redesenhada para que a luz alcance a câmera. A Oppo também diz que o sensor é maior que câmeras convencionais, assim como a abertura. Evidentemente que a IA não ficou de fora. A Oppo destaca que algoritmos otimizados e aprendizado de inteligência artificial melhoram o desempenho da câmera.
A Oppo começou a estudar essa tecnologia em 2017, e embarcou oficialmente em um protótipo em maio de 2018. A companhia destaca que ainda há um caminho a se percorrer até que um produto finalizado com a “Under-Screen Camera” (USC) chegue ao mercado.
A qualidade final da imagem de uma foto retirada com uma câmera como esta ainda precisam ser aprimorados. A Oppo revela que a qualidade das fotos tiradas com uma câmera selfie escondida sob a tela será inferior do que a câmera com um posicionamento mais habitual. Há muitos efeitos que afetam a qualidade da imagem, como a tela sendo borrada e as cores com deficiência na precisão. A OPPO está pesquisando mais algoritmos para manipular e aumentar a qualidade da imagem.
O site Engadget China teve a oportunidade de fazer um hands-on com o aparelho. Confira abaixo algumas imagens:
Ainda não há previsão para que um aparelho com esse sistema de câmera chegue ao mercado.
Você também deve ler!
Uso de smartphones para pesquisar passagens aéreas cresce 130% e ultrapassa desktop
Antivírus para Android: preciso realmente instalar no meu aparelho?