Essa câmera usa a IA para reimaginar a cena fotografada

O artista Jasper van Loenen criou uma câmera experimental que une a fotográfica instantânea, no estilo Polaroid, com a principal característica de ferramentas de inteligência artificial que geram imagens a partir de uma descrição.

Batizada de Black Box, o dispositivo basicamente tem o seguinte funcionamento: você aponta e aperta o botão de captura, a câmera, através de algoritmos de machine learning, analisa aquela imagem e gera uma descrição em texto.

A descrição serve para fazer uma ponte com o Dall-E, serviço da Open AI que gera imagens a partir de textos, que então reimaginará o que foi capturado com base no relato colhido na análise. Ao final, a imagem gerada pela IA é impressa e sai por uma ranhura na lateral da caixa.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Jasper van Loenen (@jaspervanloenen)

Loenen explica que usou uma impressora 3D Creality Ender 3 para criar o case. Internamente há um mini-PC single-board, Raspberry Pi 3, visor reflex de lente dupla, e a mini impressora Instax, que cuida da impressão das fotografias.

Você também deve ler!

Bill Gates: inteligência artificial é tão importante quanto o PC ou a internet

13 curiosidades sobre a inteligência artificial

Quem já lidou com o Dall-E, ou outras ferramentas deste tipo, como o MidJourney, sabe que nem sempre o resultado entrega o que você espera com base na descrição prévia, tentativas e errados são comuns para alcançar resultados mais satisfatórios.

O mesmo acontece com o experimento de Loenen. Nem sempre o resultado gerado pela AI, com base na descrição da análise da foto capturada, vai seguir fielmente a realidade.

Imagem analisada

Snapinsta.app 1080 331070773 3460429614178895 5321083930770514600 n.jpg?fit=scale&fm=pjpg&h=300&ixlib=php 3.3

A versão gerada pela IA:

Snapinsta.app 1080 331339332 586282263406921 2319503510063942325 n.jpg?fit=scale&fm=pjpg&h=300&ixlib=php 3.3

“A Câmera Black Box ajuda você a tirar fotos sem problemas, sem ter que se preocupar com enquadramento exato, velocidade do obturador ou qualquer outra configuração confusa. O usuário é apresentado a um visor ótico simples que permite que ele encontre seu assunto, após o qual um único pressionamento de botão inicia o processo de tirar fotos.

O sistema interno usa um sofisticado algoritmo de aprendizado de máquina para analisar a cena e gerar uma legenda descritiva. Esta legenda serve como um prompt para uma imagem gerada por computador, retratando o assunto. A impressora fotográfica integrada imprime automaticamente o resultado final, tornando a experiência perfeita e sem complicações, explica o artista em seu site. 

Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br. Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!