Oppo Inno Day é o evento de tecnologia da Oppo, realizado virtualmente ontem (14) e hoje (15), em que empresa anunciou um par de óculos de realidade aumentada e seu novo processador.
Antes de falar sobre os óculos e o novo processador, é necessário destacar como a Oppo realizou o evento. Além de conferências presenciais, a empresa chinesa criou um metaverso para qualquer pessoa poder visitar locais que informam sobre os novos produtos.
Eu criei meu avatar e gastei uns 20 minutos transitando pelo mundo virtual da Oppo, que, certamente, foi criado para impulsionar ainda mais a repercussão dos óculos de realidade aumentada.
Curiosamente, o formato dos óculos são convencionais, que remetem aos smart glasses. Para quem não se lembra, no início da década passada, o hype em torno dos smart glasses era enorme, cujo protagonista era o Google Glass.
Contudo, assim como o Stadia (outro produto “inovador” do Google), os óculos se provaram um fiasco e a empresa abandonou a ideia.
Consequentemente, o mercado, a indústria e a mídia colocaram os smart glasses no rol dos produtos esquecidos de tecnologia. Em 2021, ninguém mais se lembra do boom que foi o Google Glass.
Oppo Air Glass
Aparentemente, uma gigante da indústria tech chinesa quer ressuscitar os smartglasses. Tal empresa é a Oppo — que já anunciou o seu primeiro celular dobrável, na intenção de se inserir nesse mercado —, que anunciou ontem o Oppo Air Glass.
Leia mais: Oppo lança celular dobrável para concorrer com a Samsung
O Oppo Air Glass, de acordo com a empresas, é um par de óculos bem leves cujo fim é ajudar que o usuário “aproveite mais a vida cotidiana”.
Essencialmente, o Oppo Air Glass é um par de óculos comum, mas com uma segunda armação que de maneira magnética se encaixa no aro direito dos óculos. Veja abaixo meu avatar visitando o stand do Oppo Air Glass.
Essa armação individual com o componente magnético contém o projetor, a placa mãe, o processador para wearables Snapdragon 4100, bateria, Wi-Fi, Bluetooth, microfones e alto-falantes.
Vale ressaltar que não há câmeras nesse smartglasses. Possivelmente, a Oppo quer evitar polêmicas, sobretudo em um momento em que as empresas chinesas de tecnologia vivem um período conturbado.
Aliás, por ora, o Oppo Air Glass terá um lançamento limitado na China, previsto para o primeiro trimestre de 2022. Por fim, a empresa não revelou o preço do produto.
Você também deve ler!
- Óculos inteligentes da Apple devem ser lançados só em 2025, diz analista
- Vídeos revelam óculos de realidade aumentada da Samsung
MariSilicon X, o processador da Oppo
A maior novidade para aqueles que gostam de hardware é o processador MariSilicon X, anunciado ontem (14).
O chipset integra uma NPU (Unidade de Processamento Neural) a um processador de sinal de imagens. Desse modo, o Find N processa vídeos e imagens utilizando habilidades de Inteligência Artificial.
O MariSilicon X é fruto de uma parceria da Oppo com a TSMC, que fabricou o chip em processo de 6 nm. O processador deve aparecer no primeiro smartphone flaghsip da Oppo em 2022.
Segundo Jiang Bo, diretor sênior da Oppo, a empresa demorou dois anos para desenvolver esse chip, que foca essencialmente no processamento de imagens e em cálculos de Inteligência Artificial.
Leia mais: Oppo irá fabricar chips de 3 nm para seus smartphones
Na apresentação do processador, o MariSilicon X conseguiu criar uma unidade de processamento neural capaz de fazer 18 TOPS (trilhões de operações por segundo). Além disso, a Oppo garante que esse é o chipset com melhor eficiência de energia porque o processador de imagem (ISP) foi montado no econômico processo de 6 nm.
A título de comparação, o Apple A15, processador do iPhone 13, fabricado pelo processo de 5 nm consegue realizar 15,8 TOPS.
Oppo inova em tecnologia de câmera
Além do alto desempenho do MariSilicon X, o chip também é notável pelo seu processamento Ultra HDR de imagens. Em testes, a Oppo consegue gravar vídeos com 20-stops (o alcance de exposição de uma câmera, comumente chamado de velocidade aqui no Brasil) e 20-bits (profundidade de campo) em resolução 4K HDR.
Além disso, a Oppo afirma que a câmera consegue uma taxa de contraste de um 1.000.000:1 (1 milhão a 1), o que, de acordo com a empresa, se equipara a percepção de alcance dinâmico do olho humano.