Em 22 de maio de 1980, um modelo de teste do arcade Pac-Man desenvolvido pela Namco foi instalado em um dos cinemas de Tóquio. Segundo o criador, Torá Ivatani, o jogo despertou algum interesse entre o público, mas ninguém acreditava que se tornaria um sucesso. Até certo ponto, os criadores estavam certos: os jogadores japoneses da primeira onda reagiram friamente ao Pakkuman – nome original no Japão, no ocidente virou Pac-Man. Mas o final dessa história você conhece, o game se tornou num fenômeno cultural, com direito a aparições em desenhos e até no cinema.
Para coroar os 40 anos desse marco na índustria do entretenimento, a NVIDIA, por intermédio de seus pesquisadores, recriaram o game via inteligência artificial. Pesquisadores da NVIDIA fizeram a IA NVIDIA GameGAN “assistir” a 50 mil partidas de PAC-MAN para que ela recriasse o jogo sem acesso à engine original. O resultado foi uma versão fiel ao clássico dos fliperamas, feita por uma máquina, explica a NVIDIA em nota.
A GameGAN é a primeira rede neural do mundo a imitar um motor gráfico de jogo usando redes ou GANs. Tratam-se de duas redes neurais que competem entre si, uma geradora e uma discriminadora, e que são especializadas em criar um conteúdo indistinto de um exemplo original. Outro exemplo de GAN é a NVIDIA GauGAN, um modelo de deep learning que transforma com facilidade esboços inacabados em obras-primas fotorrealistas.
A GameGAN está sendo desenvolvida para acelerar o processo criativo de desenvolvedores de games, já que pode criar automaticamente layouts para novos jogos. Pesquisadores de IA também podem utilizá-la para desenvolver simulações para treinar máquinas autônomas, de forma a aprenderem as regras de um ambiente sem interagir com o mundo real.
A versão de PAC-MAN recriada como pela NVIDIA poderá ser jogada ainda este ano. Enquanto isso, você pode jogar o game neste doodle do Google.