Em agosto do ano passado, Elon Musk, CEO da Tesla, empresa que fabrica veículos elétricos autônomos, apresentou um robô humanoide ao mundo, conhecido internamente como Optimus.
Leia mais: Este é o Tesla Bot, robô humanoide que é a nova aposta de Elon Musk
Cinco meses depois, mais especificamente no dia 26 de janeiro de 2022, Elon Musk afirmou, durante a conferência sobre o faturamento da Tesla, que o robô, ou os robôs, da Tesla tem o potencial de se tornar mais importante que a divisão de veículos da empresa.
Além disso, o Tony Stark da vida real priorizou o Tesla Bot em relação aos outros produtos que a companhia está desenvolvendo há alguns anos. Na conferência de ontem, Elon Musk afirmou que os modelos Semi e Roadster, anunciados em 2017, entrarão em produção somente no que vem.
![Elon Musk: “robô da Tesla pode será mais importante que a divisão de carros” 1 Elon Musk Robô Tesla](https://www.hardware.com.br/300x169/filters:fill:(white):upscale:():format:(jpeg)/@/static/wp/2022/01/27/tesla-bot-1.jpg?fit=scale)
O Cybetruck, anunciado em 2019, “também deve entrar em produção no ano que vem”, de acordo com Musk, que afirmou em tom de incerteza. A pick-up elétrica da Tesla seria lançada em 2021.
Tesla adia o lançamento do Cybertruck mais uma vez, agora para 2023
Mas Elon Musk ressalta que, em termos de prioridades dos produtos da Tesla, ele enxerga o desenvolvimento do robô Optimus como o mais importante deste ano, frustrando os fãs dos carros da empresa.
O uso Tesla Bot, de acordo com Elon Musk, será, inicialmente, exclusivo nas instalações da empresa. Segundo o homem mais rico do mundo, o robô servirá como uma alternativa ao trabalho braçal.
“O alicerce da economia é a mão-de-obra e os bens de produção são a mão-de-obra destilada”, afirmou Musk, ao se referir aos robôs, que podem ser considerados bens de produção. Assim como máquinas automatizadas em fábricas.
“No entanto, o que aconteceria se não houvesse a possibilidade de uma escassez de mão-de-obra? Se você tiver uma mão-de-obra destilada, não haverá uma escassez de mão-de obra”.
“Enfim, eu nem sei mais o que significa economia. É disso que se trata o Optimus. Por isso ele é tão importante”, destaca Elon Musk, prevendo, de certa forma, que os robôs da Tesla serão mais importantes que o setor de veículos.
Fonte: Tesla Investor Relations