Após o cumprimento de todas as solicitações da Justiça brasileira, o X, plataforma de Elon Musk, está novamente disponível no Brasil. Depois de mais um mês de suspensão, a plataforma que conta com mais de 22 milhões de usuários no país, já pode ser acessada normalmente.
Por volta do início da noite desta terça-feira (8), o ministro Alexandre de Moraes encaminhou à Anatel a ordem para o desbloqueio. A agência reguladora gerencia, junto aos provedores no país, o andamento do desbloqueio da rede.
Moraes afirmou que “o retorno das atividades da X BRASIL INTERNET LTDA. em território nacional foi condicionado, unicamente, ao cumprimento integral da legislação brasileira e da absoluta observância às decisões do Poder Judiciário, em respeito à soberania nacional”.
A retomada completa do acesso ao X deve ser concluída nesta quarta-feira (9), já que a Anatel precisa encaminhar a notificação oficial para os mais de 20 mil provedores no Brasil. Porém, muitos usuários já estão conseguindo acessar a rede.
Em nota, o X comemorou o retorno:
“O X tem orgulho de estar de volta ao Brasil. Proporcionar a dezenas de milhões de brasileiros acesso à nossa plataforma indispensável foi prioridade durante todo este processo”
Continuaremos a defender a liberdade de expressão, dentro dos limites da lei, em todos os lugares onde operamos”.