“A Amazon usa o nome do Amazonas, usa o nome da Amazônia. Quanto é que a gente ganha por isso? A gente quer saber. Esse é um dos questionamentos que a gente vai fazer la na COP”, essa é a fala do governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil). Ele participará, em Dubai, da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP) 28 e pretende interpelar Bezos sobre essa questão.
“A Amazon usa o nome do Amazonas, usa o nome da Amazônia… quanto é que a gente ganha por isso?” pic.twitter.com/ilm7vnmJw4
— Economista Sincero (@mendlowicz) November 30, 2023
Nesta quinta-feira (30), Lima publicou em sua conta no X (Ex-Twitter) um vídeo que reforça sua posição em relação a essa questão do uso do nome Amazon. O vídeo conta com diversas imagens da Amazônia e o seguinte texto narrado:
Um convite para a Amazon e o Jeff Bezos pic.twitter.com/FY9wPsyHry
— Wilson Lima (@wilsonlimaAM) November 30, 2023
“Ah, Jeff, você já me viu do espaço, do foguete e até voando de helicóptero, mas ainda não me conhece de verdade. Eu sei que você é dono da Amazon e que temos muito em comum. Você distribui milhões de produtos e tem o maior parque de logística do mundo. Eu produzo ar puro para todo o planeta e tenho a maior biodiversidade da Terra. Se a sua empresa parasse, Jeff, muita coisa ia atrasar. E, se eu parasse, o clima ia esquentar. Se a sua empresa é a mais valiosa de todas, o meu valor é incalculável. E já que você usa o meu nome e eu nunca ganhei nada com isso, vem aqui me conhecer de perto, Jeff. Debaixo das minhas árvores vivem pessoas e, sem cuidar delas, é impossível cuidar de mim. Desce aqui, Jeff. A Amazônia está chamando você.”
Por que Jeff Bezos escolheu o nome Amazon?
Antes de largar seu emprego como executivo de uma grande firma do mercado financeiro, Jeff Bezos e seu colega Jeff Holden – que entraria na Amazon posteriormente – listaram alguns nomes para a futura empresa e Bezos optou por Cadabra Inc.
Porém, um dos advogados de Jeff Bezos comentou sobre o contexto obscuro do nome da nova empresa com o fundador. O advogado ressaltou o fato de que a palavra Cadabra pode ser interpretada como “Cadáver” pelo telefone devido à semelhança fonética entre ambas em inglês.
O próprio Jeff Bezos sabia da necessidade de um nome melhor e começou a registrar vários domínios, como Awake.com, Browse.com e Ard.com, tendo em vista que a listagem dos sites nos primórdios da internet era feita alfabeticamente.
Contrariando a questão da listagem, entretanto, Bezos e sua esposa, McKenzie, optaram pelo nome Relentless.com, mas foram alertados, novamente, sobre o tom sinistro da palavra, que possui vários significados conforme o seu uso, indo de “implacável” a “cruel”
Em outubro de 1994, Jeff Bezos teve uma epifania enquanto folheava a seção da letra A no dicionário ao chegar no termo “Amazon”. Em entrevista à Playboy, em 2000, Bezos afirmou que a sacada foi “o maior rio do mundo [rio Amazonas]; a maior livraria do mundo”. Para conhecer mais curiosidades sobre a Amazon clique aqui.
Além dessa discussão sobre o uso do nome Amazon, o governador também disse que será lançado no evento o projeto Amazônia 2030 –iniciativa de pesquisadores brasileiros para criar um plano de desenvolvimento sustentável para a Amazônia brasileira.
Deixe seu comentário