Junto com sua nova geração de placas de vídeo, RTX 40, a NVIDIA confirmou o DLSS 3.0, nova versão da famosa tecnologia que utiliza inteligência artificial para aumentar o rendimento das placas da série RTX.
Em meio ao anúncio, ficou o seguinte questionamento: a nova versão do DLSS terá suporte nas gerações passadas da família RTX (RTX 20 e 30)? Infelizmente, não. A NVIDIA confirmou que o recurso é exclusivo para as RTX 40.
Além da quarta geração de Tensor Cores, porção do hardware das RTX, essencial para o funcionamento do DLSS (Deep Learning Super Sampling), a versão 3.0 tem como destaque o recurso chamado Optical Multi Frame Generation.
Como explica a NVIDIA em nota, o Optical Multi Frame Generation gera quadros inteiramente novos, em vez de apenas pixels, proporcionando aumentos de desempenho surpreendentes. O novo acelerador de fluxo óptico incorporado à arquitetura NVIDIA Ada Lovelace analisa duas imagens sequenciais no jogo e calcula dados de vetor de movimento para objetos e elementos que aparecem no quadro, mas não são modelados por vetores de movimento de mecanismo de jogo tradicionais. Isso reduz drasticamente as anomalias visuais quando a IA renderiza elementos como partículas, reflexos, sombras e iluminação.
Pelo fato do alto poder computacional exigido para o acelerador de fluxo ótico no DLSS 3.0, o suporte fica inviável nas RTX 20 e 30. Uma das vantanges da troca de arquitetura, alinhado com passagem de geração, é justamente os refinamentos em termos de tecnologias, como é o caso do DLSS 3.0 com a arquitetura Ada Loveace.
Segundo Bryan Catanzaro, engenheiro da NVIDIA, em teoria, seria possível, com pesquisas adicionais e engenharia, fazer com que o DLSS 3.0 funcionasse em outras placas, mesmo que isso não entregasse muito benefício. No entanto, no estágio atual, a tecnologia será suportada apenas nas placas da série 40.
DLSS 3.0
A combinação dos quadros gerados por DLSS com os quadros de super-resolução DLSS permite que o DLSS 3 reconstrua sete oitavos dos pixels exibidos com IA, aumentando as taxas de quadros em até 4x em comparação com quando a tecnologia está desativada
“Como a geração de quadros DLSS é executada como um pós-processamento na GPU, ela pode aumentar as taxas de quadros mesmo quando o jogo tem um “gargalo” pela CPU. Para jogos limitados na CPU, como aqueles que exigem muita física ou envolvem mundos grandes, o DLSS 3 permite que as GPUs GeForce RTX da série 40 renderizem o jogo em até duas vezes a taxa de quadros do que a CPU é capaz de processar o jogo”, diz a NVIDIA.
Mais de 30 jogos já confirmaram suporte ao DLSS 3.0:
- A Plague Tale: Requiem
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Atomic Heart
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Black Myth: Wukong
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Bright Memory: Infinite
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Chernobylite
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Conqueror’s Blade
- Cyberpunk 2077
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Dakar Rally
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Deliver Us Mars
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Destroy All Humans! 2 – Reprobed
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Dying Light 2 Stay Human
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F1® 22
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F.I.S.T.: Forged In Shadow Torch
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Frostbite Engine
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HITMAN 3
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Hogwarts Legacy
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ICARUS
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Jurassic World Evolution 2
- Justice
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Loopmancer
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Marauders
- Microsoft Flight Simulator
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Midnight Ghost Hunt
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Mount & Blade II: Bannerlord
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Naraka Bladepoint
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NVIDIA Omniverse
- NVIDIA Race RTX
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PERISH
- Portal With RTX
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Ripout
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S.T.A.L.K.E.R 2: Heart of Chornobyl
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Scathe
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Sword and Fairy 7
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SYNCED
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The Lord of the Rings: Gollum
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The Witcher 3: Wild Hunt
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THRONE AND LIBERTY
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Tower of Fantasy
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Unity
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Unreal Engine 4 & 5
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Warhammer 40,000: Darktide