Nokia reduz participação a 31%, e reconhece necessidade de mudar rapidamente

A Nokia anunciou que está caindo rapidamente na participação do mercado. A empresa manteve sua liderança, comercializando 123,7 milhões de portáteis em todo o mundo no último trimestre de 2010, mas as vendas representaram uma queda de cerca de 3%, enquanto os rivais tem crescido. A Nokia caiu dos deus 35% de participação de um ano anterior para estimados 31% neste ano, ao mesmo passo que o resto da indústria cresceu 12%.

O desempenho na área de smartphones foi o pior: embora tenha vendido 36% a mais, equivalentes a 28,3 milhões de unidades, o restante da indústria cresceu 73%, deixando a Nokia para trás. A participação da empresa neste mercado só não reduziu drasticamente de um ano para cá, caindo de 40% para 31%, mas caiu em relação aos 38% do meio do ano passado. Em comparação, as vendas do iPhone, da Apple, cresceram em 86%.

A Nokia não quis citar as empresas que tiveram efeito sobre ela, mas reconheceu que houve um “ambiente de intensa competição” que a estava tirando do mercado de aparelhos high-end, efetivamente culpando o Android e o iPhone. Os preços médios refletem a mudança: os preços médios de smartphones caíram 40 dólares, indo para a casa dos 214 dólares, embora os modelos básicos não tenham sofrido alteração significativa.

O CEO da companhia, Stephen Elop, retratou um senso de urgência na empresa, cujo lucro operacional cau mais de um quarto sobre o ano anterior. A habilidade da Nokia de competir não é mais a mesma, como diz Elop: “em suma, a indústria mudou, e agora é hora da Nokia mudar mais rapidamente”.

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