Há poucos dias, a Nintendo deixou muitos dos seus fãs curiosos ao anunciar a abertura de inscrição para um teste misterioso chamado de “Switch Online: Programa de Playtest”. Muitas especulações começaram a rodar a internet, e agora já é possível saber detalhes sobre do que se trata o teste.
Apenas 10.000 pessoas foram selecionadas para o programa, que vai acontecer entre os dias 23 de outubro e 5 de novembro de 2024. Esses participantes não precisaram assinar um NDA (Non Disclosure Agreement, que em português significa Acordo de Não Divulgação ou Termo de Sigilo e Confidencialide), porém foram orientados a não compartilhar informações sobre o teste. Ainda assim, alguns detalhes acabaram vazando.
Leia também:
Super Nintendo World será inaugurado em Orlando em maio de 2025
Com o Analogue 3D será possível jogar games do Nintendo 64 em 4K
O primeiro MMO da Nintendo?
O software de teste já está disponível para download e exige 2,2 GB de espaço livre no console. O jogo, que ainda não foi oficialmente nomeado, parece ser o primeiro MMO (Massively Multiplayer Online) da Nintendo, voltado para um público mais amplo e familiar, como acontece com a maioria dos jogos da empresa.
Segundo a descrição inicial, os jogadores têm como objetivo trabalhar juntos para “desenvolver” um planeta expansivo, utilizando criatividade e recursos compartilhados. O sistema central do jogo gira em torno das chamadas “Balizas”, que permitem que os jogadores possam criar zonas específicas no mundo do jogo, onde podem modificar o ambiente.
Essas zonas são pessoais, ou seja, apenas o jogador que a criou pode editar ou mover objetos dentro dela. Outros jogadores podem entrar e até explorar essas áreas, mas não poderão interferir nelas, uma regra que busca trazer mais equilíbrio ao jogo.
Um centro social e o teste de respeito
Uma das novidades interessantes é que o teste conta com um centro social chamado “Dev Core”, onde os jogadores poderão interagir, trocar itens e subir de nível. Isso indica que o jogo terá uma parte social bem forte, com o intuito de reunir e aproximar os jogadores e incentivar a cooperação em larga escala.
Além disso, a Nintendo pretende incluir funcionalidades de “Conteúdo Gerado pelo Usuário” (UGC), permitindo que os jogadores criem e compartilhem suas próprias criações dentro do jogo, algo que já acontece com outros títulos, como por exemplo o The Sims.
Mas, a Nintendo sendo a Nintendo, o documento afirma que para desbloquear essa funcionalidade de criação, os jogadores precisarão passar por um teste interno que vai garantir que eles entendem a importância da comunicação respeitosa. Isso porque a empresa é conhecida pelos seus jogos mais familiares, então precisa mais do que nunca tomar medidas para evitar comportamentos tóxicos online.
Comparações com Minecraft e Roblox
A descrição do jogo e o foco na criatividade e na construção coletiva acabam fazendo com que ele seja comparado a outros títulos familiares desse estilo, como Minecraft e Roblox. Ambos são jogos que permitem que os jogadores possam criar mundos virtuais e interagir com uma grande comunidade global. No entanto, o projeto da Nintendo parece estar buscando um equilíbrio entre a personalização individual e uma abordagem mais guiada, onde os jogadores têm objetivos definidos em um universo compartilhado.
Ao contrário de outros títulos da Nintendo, este jogo não parece trazer personagens já conhecidos da empresa. Isso levanta a questão de se estamos diante de uma propriedade intelectual completamente nova ou se a Nintendo está simplesmente mantendo o suspense, com planos de revelar uma conexão com uma franquia existente mais tarde.
Especulações e falsos rumores
Antes do início do playtest, houve muita especulação de que o programa poderia estar relacionado à inclusão de títulos do GameCube no serviço Nintendo Switch Online ou até mesmo algo que tivesse a ver com o Switch 2. No entanto, esses rumores agora parecem infundados, já que o foco do teste está claramente em uma experiência online massiva e colaborativa.
A Nintendo sempre manteve um ar de mistério em torno de seus lançamentos, e este playtest é mais um exemplo de como a empresa prefere surpreender seus fãs. Mesmo com as tentativas de proteger o conteúdo do teste, informações continuam vazando em plataformas como X (antigo Twitter) e Reddit, onde os jogadores têm discutido as novidades.
Preferimos não colocar imagens neste artigo por questões de direitos autorais, porém é possível ver nessas postagens.
Deixe seu comentário