Infelizmente, temos mais uma má notícia para quem está em busca de placas de vídeo relativamente boas, mesmo em meio à escassez desses produtos e a alta nos preços.
Desde o início da pandemia, ficou difícil encontrar placas de vídeo disponíveis no mercado. Um exemplo disso foi o lançamento da linha GeForce RTX 30.
Leia também:
- NVIDIA alerta que escassez de placas de vídeo continuará até o final de 2021
- Escassez de chips vai até o final de 2022, alerta Lisa Su, CEO da AMD
- Escassez de componentes deve durar até 2023, diz Intel
Como sabemos, há uma razão por trás disso: a crise de semicondutores causada pela alteração na jornada de trabalho que, por sua vez, é uma consequência direta da pandemia.
Agora, segundo o último relatório da firma de análise de mercado Jon Peddie Research, divulgado na última segunda-feira (22), a demanda por placas de vídeo para PCs diminuiu em 18,2% no terceiro trimestre deste ano, embora o crescimento anual de vendas tenha aumentado em 12% em relação ao ano passado.
Esse crescimento, obviamente, se deu pelo momento em que estamos, ou seja, nos estágios finais da pandemia, pois, geralmente, o terceiro trimestre costuma alcançar números maiores que o segundo.
Escassez continuará até 2022, mas pode haver mudanças na logística das fabricantes de placas de vídeo
De acordo com a pesquisa, as recessões econômicas e a pandemia bagunçaram a sazonalidade, que são os fatores externos que influenciam o mundo dos negócios, como, por exemplo, o Natal.
A queda média para o terceiro trimestre nos últimos dez anos é de -5,2% em comparação com os volumes do segundo trimestre, muito longe dos -18,2% vistos neste trimestre.
Jon Peddie, Presidente da Jon Peddie Research, salientou que “a pandemia da Covid continua a desequilibrar a fraca cadeia de abastecimento, bastante dependente de uma estratégia logística ‘just in time’.”
Just in time é uma técnica de gestão da produção, que influencia no controle de estoque. É um tipo de metodologia lean, projetada para aumentar a eficiência, cortar custos e diminuir o desperdício.
Conforme Jon Peddie, essa estratégia se mostrou falha com os efeitos da pandemia, portanto, a cadeia de abastecimento das fabricantes de placas de vídeo não se estabilizará antes de 2022. Por fim, o analista ressaltou que, nesse meio tempo, “haverá algumas surpresas”.
A declaração de Jon Peddie não é novidade, pois, anteriormente, os CEOs da Intel, Nvidia e AMD fizeram o mesmo alerta, alguns foram ainda mais alarmistas.