Surpreendentemente, The Witcher 3 não é o jogo mais lucrativo do estúdio polonês CD Projekt Red: quem ocupa essa vaga é o jogo Cyberpunk 2077, que apareceu no final do ano passado trazendo consigo inúmeras polêmicas.
Os primeiros meses de lançamento de Cyberpunk 2077 não foram tão tranquilos para a CD Projekt Red. O jogo chegou com uma infinidade de bugs, após quatro adiamentos, em meio a uma crise envolvendo a prática de crunch na empresa.
Além disso, em menos de um mês após o lançamento, a Sony decidiu remover o jogo da PlayStation Store, que havia perdendo usuários de maneira nunca vista.
Desse modo, as notícias mais negativas ofuscaram a divulgação do número de cópias vendidas do jogo, que, apesar de todos esses pesares citados, não foi decepcionante.
Recentemente, a CD Projekt Red divulgou alguns números preliminares que farão parte da apresentação de rendimentos anuais do último ano fiscal da empresa.
Cyberpunk 2077 poderá quebrar mais recordes
A CDPR faturou US$ 562 (R$ 3,1 bilhões) milhões de dólares apenas em vendas, apresentando um resultado quatro vezes maior ao de 2019. Além disso, a receita do ano passado supera em mais da metade a de 2015, US$ 210 milhões (R$ 1,1 bilhão). À época, devido ao lançamento de The Witcher 3: Wild Hunt – inovador em todos os aspectos e, sobretudo, sem bugs -, a empresa alcançou o valor recorde.
Igualmente, a CD Projekt Red planeja bater um novo recorde lucro líquido de US$ 303 milhões (R$ 1,6 bilhão). Desse modo, irá superar em mais de três vezes o valor do recorde anterior, US$ 89.8 milhões (R$ 498 milhões), também de 2015.
Se consideramos o fato de Cyberpunk 2077 estar no início de sua jornada (o jogo saiu em 8 de dezembro do ano passado), vendendo 13 milhões de cópias em tão pouco tempo, veremos esse título apresentar números maiores que os de Witcher 3 no decorrer dos próximos anos.
Vale lembrar que a CD Projekt Red reembolsou, integralmente, vários jogadores insatisfeitos. Portanto, esse número de 13 milhões de cópias foi divulgado após esse período.
Cyberpunk 2077 e The Witcher 3 estão em patamares opostos
No entanto, por não ter havido um enorme hype antes do seu lançamento, The Witcher 3 foi um jogo com crescimento constante de popularidade após 2015. Considerado um dos melhores jogos de todos os tempos e vencedor de vários prêmios de jogo do ano em 2015, o último capítulo da saga do bruxo Geralt foi elogiado por suas inovações em mecânicas, game design e narrativa.
Cyberpunk 2077, por outro lado, estava nos holofotes desde 2019, quando saiu o primeiro trailer. Esperava-se que o game conseguisse superar The Witcher 3 em todos os níveis.
Após seu lançamento, a CD Projekt Red observou uma queda no desempenho das vendas, cujo fator principal foi o ban pela Sony, evitando que o jogo esteja presente no console mais popular do planeta. Portanto, esse impasse coloca a CDPR em um limbo digital.
Mas, mesmo assim, a desenvolvedora polonesa afirmou que o compromisso principal é consertar todo o jogo Cyberpunk 2077 para poder vendê-lo nos próximos anos. Além disso, a CD Projekt irá lançar duas DLCs gratuitas neste ano, bem como a versão para os consoles da nova geração.
Leia também: CD Projekt Red pede desculpas por bugs em Cyberpunk 2077
Cyberpunk 2077 é um caso único na indústria, em que toda sua história, desde a pré-produção ao lançamento, é permeada por polêmicas e grandes expectativas.
O game vendeu bastante durante o lançamento, mas os bugs marcaram a história desse título. No entanto, apesar das falhas, houve uma recepção positiva em análises da imprensa que enalteciam elementos específicos do jogo.
Transito caótico de Night City ta muito realista #Cyberpunk2077 #Cyberbug2077 pic.twitter.com/G4hBbheYFS
— BetoBeto-san (@heyalbero) December 13, 2020
No ano passado, fizemos um artigo de opinião, escrito pelo editor do site, sobre o Cyberpunk 2077, comentando sobre o impacto dos pontos negativos em relação aos pontos positivos e à decisão de lançar o jogo com problemas.
OPINIÃO: Cyberpunk 2077 foi do hype absoluto para um vexame histórico
De acordo com o texto, a CDPR não conseguiu resolver os problemas do jogo durante os adiamentos, optando por lançá-lo com falhas.
“A partir deste ponto o dilema foi lançado: adiar novamente ou trocar o pneu com o carro andando. A segunda opção foi a escolhida. Para a credibilidade da CD Projekt Red esse pneu vai custar bem caro.”
Consequentemente, a CDPR irá enfrentar uma longa estrada para tentar alterar o legado de Cyberpunk 2077 e transformar a opinião pública sobre o jogo. No assunto vendas, sabemos que a empresa polonesa está tranquila. A CD Projekt Red irá apresentar o relatório completo de rendimentos de 2020 na próxima quinta-feira (22).