A Startup chinesa Ustar desenvolveu um dispositivo de uso doméstico que consegue realizar testagem de Covid-19.
A empresa é uma startup focada em desenvolver soluções para testes no ponto de atendimento, ou seja, testes ou exames médicos que podem ser realizados imediatamente no local de atendimento.
Após angariar US$ 2,6 milhões em uma rodada de investimentos liderada pela firma CPE Yuanfeng e pela acionista majoritária da Ustar, a startup planeja usar parte da grana para aumentar a eficiência do seu sistema automatizado de testagem de amplificação de ácidos nucleicos.
A startup chinesa utilizará o restante do investimento para expandir os tipos de testagem, aumentando a produção em massa do dispositivo para testes da Covid-19 (PCR) para uso doméstico. Além disso, a Ustar planeja desenvolver uma nova geração de plataforma de testagem.
Startup chinesa recebeu certificações da Anvisa em testagem da Covid-19
Desde sua fundação, a empresa foca em produtos de teste no ponto de antedimento de diagnósticos moleculares. Assim, a startup chinesa integrou a testagem para Covid-19 com soluções para uso doméstico, certificadas por organizações internacionais e nacionais, incluindo a Agência Nacional de Produtos Médicos da China.
Aliás, a Ustar também recebeu certificações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), bem como do órgão australiano que lida com o assunto, e obteve o registro “CE”, determinando que os produtos seguem as diretrizes de segurança do Comitê Europeu.
Os produtos de Teste no Ponto de atendimento da Ustar já são utilizados em mais de duas mil instituições médicas na China, além de estar presentes em mais de 60 países.
Como funciona o teste doméstico
Vale ressaltar que a pandemia ainda não acabou, portanto, o diagnóstico doméstico é um mercado que tende a crescer bastante. Nesse sentido, a Ustar, desenvolveu o teste doméstico.
O produto consegue determinar se a pessoa testada está sendo infectada com o novo coronavírus devido à sua rápida identificação de agentes patogênicos, que incluem o vírus da Covid-19.
Utilizando solução de lise (processo de destruição ou dissolução da célula causada pela rotura da membrana plasmática), os ácidos nucleicos são liberados diretamente no dispositivo.
Para determinar a precisão da testagem da Covid-19, a startup chinesa utiliza uma tecnologia de microfluidos, que controla precisamente o movimento dos tampões de lavagem e da amplificação ou replicação de ácidos nucleicos.
Com a imunocromatografia, ou teste de fluxo lateral, cada fita (cadeias de polinucleotídios) possuem um controle de qualidade na testagem. Além disso, a amplificação ou replicação de ácidos nucleicos são identificadas, também, através do teste de fluxo lateral.
As vantagens do teste doméstico da Ustar são a precisão altamente específica, a rapidez — os resultados são gerados em até 30 minutos — e a facilidade de operação. Confira o vídeo abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=3yjJZ9g8tt0&ab_channel=UstarBiotechnology
A startup chinesa também desenvolve reagentes para testagem agentes patogênicos em órgãos respiratórios — onde a Covid-19 ataca — e para infecções hospitalares.
Como a empresa já possui um reconhecimento na padronização da coleta de amostras de doenças e na automatização de diagnósticos, os usuários podem obter resultados precisos sem a necessidade de treinamento especial.
Você também deve ler!
- Startups de Singapura lançam aparelhos que detectam COVID-19 em dois minutos
- Homem hackeia teste doméstico de COVID-19 e altera resultados
- Algoritmo do MIT detecta Covid pela tosse
Fonte: Nikkei Asia