A China está prestes a inaugurar uma nova era na segurança pública com a introdução do RT-G, um robô policial autônomo que parece ter saído diretamente de um filme de ficção científica dirigido por James Cameron. Desenvolvido pela Logon Technology, o RT-G já patrulha as ruas de várias cidades do país, representando um marco na integração entre tecnologia avançada e a aplicação da lei.
Veja abaixo um video do RT-Gem patrulhas conjuntas com agentes humanos.
china: RT-G is an autonomous spherical robot, uses AI facial recognition designed to assist law enforcement with tasks such as patrolling, criminal detection with speeds of up to 35 km/h can also be equipped with non-fatal weapons pic.twitter.com/Rn4R7F9fxO
— iixxii (@iixxii) December 11, 2024
O RT-G faz parte de um esforço mais amplo de modernização das forças policiais na China. Antes dele, a Deep Robotics já havia introduzido o Lynx, um robô quadrúpede híbrido com rodas, capaz de superar obstáculos e subir escadas de até 80 centímetros de altura. Com essa abordagem, a China reafirma sua liderança na integração de robótica e segurança.
Tecnologia de ponta em um formato compacto
球形水陸両用パトロールロボット
警察と協力して犯罪を察知し、阻止するhttps://t.co/xuMPvU5EYA#spherical #amphibious #robot #patrol #security #surveillance #LogonTechnology pic.twitter.com/fuYOLlNHnV— T.Yamazaki (@ZappyZappy7) December 10, 2024
Pesando 125 quilos e com um design esférico, o RT-G impressiona tanto pela aparência quanto pelas capacidades. Ele pode se deslocar a uma velocidade de até 35 km/h, seja em terra ou na água, e sua estrutura robusta é capaz de suportar impactos de até quatro toneladas. Alimentado por inteligência artificial, o robô opera de maneira completamente autônoma, trazendo funcionalidades dignas de um roteiro de ficção.
Ferramentas para vigilância e ação
Equipado com sistemas de reconhecimento facial, o RT-G pode identificar suspeitos em tempo real e detectar comportamentos considerados suspeitos. A máquina também está equipada com um arsenal que inclui emissores de gás lacrimogêneo, uma sirene que reproduz ondas sonoras extremamente poderosas e até uma arma que pode prender um suspeito em uma rede.
Você também deve ler!
O cão-robô com IA que está reforçando a segurança de Donald Trump