Assim como a MSI e ASRock, a EVGA anunciou suas primeiras placas-mãe compatíveis com os processadores Intel de 10ª geração, codinome Comet Lake-S. Esses processadores demandam uma mobo compatível com o novo socket LGA1200 e um chipset da série 400. As primeiras opções da EVGA que seguem esse padrão são: Z490 Dark e Z490 Dark FTW WiFi, ambas baseadas no melhor chipset para a 10ª geração, Z490.
Z490 Dark
A Z490 Dark é destinada aos entusiastas que irão explorar ao máximo o potencial de overclock dos novos processadores da Intel. A EVGA implementou um sistema VRM de 18 fases. O alinhamento dos recursos da placa seguem um modelo não muito habitual no mercado, com os slots DDR4 acima do soquete do processador. Também vale destacar a belíssima área do dissipador do VRM, integrado a uma carcaça que pega o painel traseiro e também a área do PCH. Dois conectores EPS12V de 8 pinos e um ATX de 24 pinos estão localizados na borda direita da placa, outro arranjo que não é muito habitual.
Outros recursos incluem uma interface de rede de 2,5 gigabits, um conector U.2, um conjunto de indicadores LED para diagnóstico do sistema (POST), um módulo sem fio Wi-Fi 6 / Bluetooth 5.0 e três microcircuitos UEFI.
Z490 Dark FTW WiFi
A EVGA Z490 FTW WiFi é uma placa-mãe mais tradicional. Seu equipamento inclui um sistema de energia de soquete LGA1200 de 14 fases, quatro slots de RAM, dois chips UEFI, indicadores LED, como o Z490 Dark, um adaptador sem fio Wi-Fi 6 e um radiador para o chipset com luz de fundo RGB. Existem dois slots PCI Express 3.0 x16, um único PCI-E 3.0 x1 e um par de conectores M.2 para unidades de estado sólido.
Preço e disponibilidade
A EVGA não revelou essas informações.