Colossus: Supercomputador de Elon Musk solta fumaça e incomoda moradores e autoridades de cidade

Colossus: Supercomputador de Elon Musk solta fumaça e incomoda moradores e autoridades de cidade

A instalação que Elon Musk está usando para alimentar seu massivo “supercomputador” de inteligência artificial está visivelmente emitindo fumaça em uma área de Memphis que já é desproporcionalmente impactada pela poluição ambiental prejudicial, conforme relata a NPR.

Leia também
Elon Musk tira funcionários da SpaceX do Brasil
Elon Musk divulga vídeo que mostra o supercomputador da Tesla para treinamento de IA

Colossus é poderoso e ao mesmo tempo poluente

Musk anunciou o supercomputador focado em IA, apelidado de Colossus, em um post no X/Twitter na semana passada. Construído para alimentar o modelo de inteligência artificial da xAI, sua empresa focada em IA, o supercomputador foi projetado para funcionar com 100.000 poderosas unidades de processamento gráfico (GPUs) Nvidia H100, ou os chips amplamente utilizados por empresas de IA para alimentar seus modelos de IA.

xAI Brings Colossus Online

Musk afirma que a instalação levou apenas 122 dias para ser construída e que ele espera dobrar seu tamanho nos próximos meses. Segundo a NPR, o principal objetivo da instalação é alimentar o Grok, o gerador de texto e imagem do xAI.

Mas ferramentas de IA generativa como o Grok consomem muita energia. De acordo com a NPR, a instalação Colossus de Musk é alimentada em parte por 18 geradores de gás metano, dos quais o bilionário não obteve permissão.

Já esses geradores de gás estão emitindo fumaça no ar da área circundante — soando grandes alarmes para uma comunidade que já sofre com taxas desproporcionalmente altas de câncer e expectativa de vida muito menor do que áreas vizinhas devido aos níveis exagerados de poluição.

Eles têm um problema muito sério de poluição do ar“, disse Amanda Garcia, advogada sênior do Southern Environmental Law Center, à NPR. “O sudoeste de Memphis é o epicentro.

Região já sofre com poluição severa do ar

Pior ainda, como a Forbes relatou pela primeira vez em julho, autoridades da cidade que estavam cientes da instalação assinaram acordos de confidencialidade restritivos sobre a construção — o que significa que a instalação não foi apenas construída rapidamente, mas sem a contribuição ou mesmo conhecimento dos membros da comunidade que suportarão suas consequências físicas e ambientais.

Poluição causada pelo homem reduz chuvas na América Central, mostra estudo  | Jovem Pan

Fomos considerados pela xAI como sendo nem mesmo valiosos o suficiente para ter uma conversa“, disse KeShaun Pearson, presidente da organização sem fins lucrativos Memphis Community Against Pollution, à NPR. “Para nem mesmo sermos incluídos em conversas sobre o que está acontecendo em nossos próprios quintais.” Segundo o relatório, Pearson cresceu a apenas alguns poucos quilômetros de onde a instalação xAI está agora.

Musk tem um histórico de contornar regulamentações ambientais, então nada disso é exatamente surpreendente.

Mas, como muitas outras comunidades nos EUA, o sul de Memphis já é um lugar onde a saúde e as vidas dos moradores foram efetivamente sacrificadas em prol de indústrias altamente poluentes. Independentemente disso, Musk e xAI estão avançando rapidamente. E para quê? Um chatbot que às vezes xinga?

A inteligência artificial pode ser uma tecnologia de ponta“, disse Garcia à NPR. “Mas está impondo os mesmos tipos de ônus de poluição às comunidades que as fontes industriais têm imposto nos últimos 100 anos.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X