Cientistas brasileiros precisam ‘criar vergonha’ e desenvolver IA nacional, afirma Lula

Durante cerimônia de premiação das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizado nesta terça-feira (11), no Rio de Janeiro, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse que os cientistas brasileiros precisam “criar vergonha” e desenvolver uma IA nacional

Essa não é a primeira vez que o Presidente aborda essa questão. Em março, o chefe do executivo disse que estava cansado de ouvir falar em IA e que o Brasil precisava apresentar ao mundo uma proposta de inteligência artificial feita em português, feita por brasileiros para brasileiros.

53784405527 596eb887b6 k 1 e1718151588115
Lula durante a premiação da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), no Rio de Janeiro /Foto: Ricardo Stuckert/PR

Na visão de Lula, somente assim o Brasil não ficará a reboque das chamadas econômicas ricas desse mundo. Naquela ocasião, o presidente disse que o desafio era que os cientistas apresentassem algo concreto até julho, mês em que será realizada a Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia.

É preciso “criar vergonha”, afirma Lula

No evento realizado ontem, Lula relembrou o tal evento. “Vamos criar vergonha. Vai ter uma Conferência Nacional em julho, e vocês tratem de apresentar um produto de inteligência artificial em língua portuguesa, criada pelos brasileiros,. Porque a gente não vai permitir que nos roubem a criação da Inteligência Artificial, assim como foi roubada a criação do avião”, afirmou.

artificial intelligence robot control futuristic royalty free image 1677597964

O Presidente também pontuou que se reuniu com o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia para cobrar o projeto sobre IA, reforçando que ele precisa ser apresentado em julho. “Se a inteligência artificial é tão importante, por que a gente fica esperando para copiar o que os Estados Unidos fizer? Por que a gente fica esperando para copiar o que o Japão fizer? Por que a gente fica esperando para fazer o que a Coreia fizer?, declarou Lula.

Na segunda-feira (10), Lula também falou sobre IA durante uma reunião com reitores de universidade e institutos federais do Brasil, no Palácio do Planalto.

 

Presidente Lula se reuniu com os reitores em Brasilia no comeco da semana Agencia Brasil 92b883cf73
Presidente Lula se reuniu com os reitores em Brasília no começo da semana | Foto: Agência Brasil

“Em toda reunião que eu vou agora, qual é o assunto? Inteligência artificial. Vou para o G7 esta semana. Qual o assunto? Inteligência artificial. G20? Inteligência artificial. E nos Brics? Inteligência artificial. Em cada reunião que faço tem o assunto da inteligência artificial. E nós só ficamos ouvindo os outros falarem o que têm. E nós, o que temos?”, questionou o presidente.

IA nacional será pautada em 4 pilares

Em nota no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, é destacado que a elaboração do Plano Nacional de IA, que será apresentado durante a 5CNCTI, realizada de 30 de julho a 1º de agosto, será baseado em quatro pilares: infraestrutura, capacitação, setor produtivo e regulação e preverá implementação em setores específicos, como saúde.

Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br. Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Localize algo no site!