Cientistas brasileiros precisam ‘criar vergonha’ e desenvolver IA nacional, afirma Lula

Cientistas brasileiros precisam ‘criar vergonha’ e desenvolver IA nacional, afirma Lula

Durante cerimônia de premiação das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizado nesta terça-feira (11), no Rio de Janeiro, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse que os cientistas brasileiros precisam “criar vergonha” e desenvolver uma IA nacional

Essa não é a primeira vez que o Presidente aborda essa questão. Em março, o chefe do executivo disse que estava cansado de ouvir falar em IA e que o Brasil precisava apresentar ao mundo uma proposta de inteligência artificial feita em português, feita por brasileiros para brasileiros.

Lula durante a premiação da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), no Rio de Janeiro /Foto: Ricardo Stuckert/PR

Na visão de Lula, somente assim o Brasil não ficará a reboque das chamadas econômicas ricas desse mundo. Naquela ocasião, o presidente disse que o desafio era que os cientistas apresentassem algo concreto até julho, mês em que será realizada a Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia.

É preciso “criar vergonha”, afirma Lula

No evento realizado ontem, Lula relembrou o tal evento. “Vamos criar vergonha. Vai ter uma Conferência Nacional em julho, e vocês tratem de apresentar um produto de inteligência artificial em língua portuguesa, criada pelos brasileiros,. Porque a gente não vai permitir que nos roubem a criação da Inteligência Artificial, assim como foi roubada a criação do avião”, afirmou.

O Presidente também pontuou que se reuniu com o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia para cobrar o projeto sobre IA, reforçando que ele precisa ser apresentado em julho. “Se a inteligência artificial é tão importante, por que a gente fica esperando para copiar o que os Estados Unidos fizer? Por que a gente fica esperando para copiar o que o Japão fizer? Por que a gente fica esperando para fazer o que a Coreia fizer?, declarou Lula.

Na segunda-feira (10), Lula também falou sobre IA durante uma reunião com reitores de universidade e institutos federais do Brasil, no Palácio do Planalto.

 

Presidente Lula se reuniu com os reitores em Brasília no começo da semana | Foto: Agência Brasil

“Em toda reunião que eu vou agora, qual é o assunto? Inteligência artificial. Vou para o G7 esta semana. Qual o assunto? Inteligência artificial. G20? Inteligência artificial. E nos Brics? Inteligência artificial. Em cada reunião que faço tem o assunto da inteligência artificial. E nós só ficamos ouvindo os outros falarem o que têm. E nós, o que temos?”, questionou o presidente.

IA nacional será pautada em 4 pilares

Em nota no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, é destacado que a elaboração do Plano Nacional de IA, que será apresentado durante a 5CNCTI, realizada de 30 de julho a 1º de agosto, será baseado em quatro pilares: infraestrutura, capacitação, setor produtivo e regulação e preverá implementação em setores específicos, como saúde.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X