CEO da NVIDIA defende o uso de tecnologias de upscalling em games

CEO da NVIDIA defende o uso de tecnologias de upscalling em games

A confirmação do PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution) como o grande trunfo do PS5 Pro para que o console alcance resoluções e taxas de frames inalcançáveis apenas com hardware bruto joga novamente luz sobre um tema que também está correlacionado com outros produtos. Como com os smarpthones, que utilizam a “fotografia computacional” para contornar limitações físicas do sensor.

Nesse sentido do fornecimento de tecnologias de escalonamento gráfico, atuando como um auxiliar do chip físico, a NVIDIA claramente se destaca pelo seu investimento em fortalecer o Deep Learning Super Sampling (DLSS). Em paralelo, a AMD com o FSR (FidelityFX Super Resolution), também ajuda a colocar em cheque o cenário em que resoluções nativas eram o que ditavam os parâmetros.

Segundo Jesen Huang, CEO da NVIDIA, não é mais possível se envolver em computação gráfica sem inteligência artificial. O executivo deu essa declaração durante a Goldman Sachs Communacopia + Technology Conference, realizada em São Francisco, na semana passada.

Evidentemente o discurso do executivo está em linha com os investimentos da NVIDIA, que unem o upsacaling com propriedades da inteligência artificial. Segundo Huang, atualmente “calculamos um pixel e inferimos os outros 32. Quero dizer, é incrível. E assim alucinamos, se você quser, os outros 32, e parece temporalmente estável, parece fotorrealista, e a qualidade da imagem é incrível, o desempenho é incrível.

Fora do cenário do discurso empresarial, muitos gamers ainda tem uma enorme resistência contra tecnologias como DLSS e FSR. Já que, em certa medida, jogos mal otimizados previamente por desenvolvedores, e poderiam rodar com certo hardware nativo, acabam dependendo mais de tecnologias que tentam resolver tudo com base em IA.

Huang não é o único a endossar o upscalling como uma abordagem que se prova um acerto. Executivos da indústria e analistas apontam que upscalling baseados em IA atuam como evoluções naturais da tecnologia gráfica, assim como inovações de anos anteriores, como anti-aliasing ou o tesselation.

Qual a sua opinião? Você se importa em rodar os games com DLSS ou FSR? Ainda é adepto somente da resolução nativa? Comente abaixo.

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Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
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