O CEO da NVIDIA, Jensen Huang, desferiu duras críticas à AMD em relação a sua recém-anunciada Radeon VII, primeira placa de vídeo gamer baseada no processo de fabricação de 7nm. A placa é concorrente direta da RTX 2080. Embora tenha esse fator de uma litografia que ainda não havia sido utilizada em placas para o público gamer Huang considera que a placa da AMD não é inovadora. Confira as declarações do executivo ao site PC World.
“[A Radeon VII] É decepcionante. O desempenho é ruim e não há nada de novo. [Não] tem Ray Tracing, não tem IA. É 7nm com memória HBM que mal consegue acompanhar um 2080. E se ligarmos o DLSS, acabamos com ela. E se ligarmos o Ray Tracing, acabamos com ela […] “É um lançamento estranho, talvez eles tenham pensado nisso hoje de manhã.”
É, o tom adotado por Huang é bem pesado. Fica claro que a falta de inovação citada por Huang se dá porque a placa aposta somente em desempenho bruto, não conta com recursos extras, que no caso a NVIDIA tentou emplacar com sua série RTX, o Ray Tracing. Porém, até então, o Ray Tracing em games não passa de um recurso subutilizado.
Lisa Su, CEO da AMD, respondeu Huang. A executiva disse que provavelmente ele ainda não viu a Radeon VII. “O consumidor não vê muito benefício hoje por conta de algumas outras partes do ecossistema ainda não estarem preparadas. Eu acho que, com o tempo, vamos falar mais sobre ray tracing e o consumidor vai ver o benefício”. Su também confirmou que a AMD está trabalhando em GPUs com suporte ao Ray Tracing. “Acredito que o Ray Tracing é uma tecnologia importante e é algo em que também estamos trabalhando, tanto do ponto de vista de hardware quanto de software”.
Qual sua opinião em relação as declarações do CEO da NVIDIA? Deixe sua opinião nos comentários.